El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Que Lula fale sobre a Petrobras PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 27 de Noviembre de 2014 00:01

É impossível separar o ex-presidente Lula do caso que sacode a Petrobras e das sequelas que os escândalos estão causando. Como um editorial desse jornal escreveu, Lula havia identificado a Petrobras com o Brasil, com seu futuro de prosperidade, com o orgulho da petrolífera, então invejada pelo resto do mundo.

Estão aí as imagens de Lula com as mãos manchadas de óleo, vestido com o uniforme da Petrobras, lançando uma imagem de ilusão ao país. Hoje, tanto Lula como a presidenta Dilma Rousseff estão na boca de todos como os principais responsáveis do bem e do mal da Petrobras. Um magistrado do Supremo chegou a dizer que, comparado com esse novo escândalo, o do mensalão poderia ser objeto de um simples caso das “pequenas causas”.

 

Dilma já falou. Assegurou que seu governo não colocará obstáculos às investigações judiciais, algo óbvio, porque fazê-lo seria um crime.

Ela assegurou que “não deixará pedra sobre pedra” na busca dos supostos corruptos que atuavam como uma máfia dentro da maior empresa do país, e que se hoje esses “desvios de conduta” são conhecidos, e é melhor chamá-los de crimes contra o patrimônio nacional, é porque nunca a Polícia Federal foi tão atuante na busca pelos culpados.

O problema, entretanto, é que os brasileiros desejariam saber da Presidenta recém eleita nas urnas se ela sabia ou não, quanto sabia e desde quando, do que se tramava em uma empresa da qual ela esteve sempre tão próxima e responsável por conta dos cargos nela exercidos.

Após as últimas denúncias da imprensa de que ela e Lula haviam sido avisados, anos atrás, de que havia algo de podre na Petrobras, que estava sendo saqueada por diretores e gerentes nomeados por ela e Lula, é urgente, que tanto a Presidenta como o ex-presidente, falem com sinceridade à nação, se for necessário para reconhecer culpas e apresentar uma proposta de ajuste.

E sobretudo Lula deveria falar, ele que foi o grande impulsor da petrolífera apresentando-a ao mundo como exemplo de empresa nacional bem sucedida e que deu a Dilma grandes responsabilidades sobre ela.

Lula agiu dessa forma quando estourou o escândalo do mensalão. Na época, jurou à nação que não sabia daqueles abusos, que havia sido traído por alguns de seus companheiros de partido que acabaram na cadeia.

O Brasil acreditou nele e voltou a reelegê-lo. Mais tarde, preferiu considerar o mensalão como um simples golpe político da direita contra o PT e seu Presidente ex-sindicalista. Mas já havia sido reeleito.

Agora, talvez ainda mais do que Dilma, que na realidade sempre foi uma subordinada de seu criador Lula, é ele quem deveria tranquilizar uma sociedade incrédula com o que está acontecendo.

O Brasil está vendo presidentes e diretores das grandes empresas do país, alguns amigos pessoais de Lula que haviam trabalhado junto com a petrolífera em concessões milionárias de obras, dormindo na prisão e fazendo confissões que colocam o mundo político em polvorosa. E se espera a lista maldita dos políticos acusados de corrupção, que parecem ser um exército.

Os brasileiros ainda seguem dando um voto de credibilidade ao carismático ex-presidente que, em seu primeiro governo, transformou esse país dando voz a milhões de pobres, até então abandonados no esquecimento.

Uma palavra de Lula, sincera, crível, talvez pedindo perdão, sem buscar bodes expiatórios; um compromisso com a nação de agir para colocar o Brasil sobre os trilhos dos quais parece ter descarrilado – e não somente em sua política econômica –, poderia ser a única possibilidade para frear uma onda de descrédito, desconfiança e desilusão que começa a serpentear na até ontem feliz e esperançada sociedade brasileira.

Uma sociedade que começa ser vista no exterior sob a luz sombria do escândalo da Petrobras, já considerado como o mais grave caso de corrupção político-empresarial do mundo democrático moderno, cujas consequências, sejam econômicas ou políticas, são hoje muito difíceis de se imaginar.

Lula poderia contar tudo o que sabe para a nação originando uma saudável catarse que diga respeito não somente aos brasileiros mas para todos os que fora do país acreditaram e esperaram no presente e no fornecimento do gigante americano e de suas grandes reservas petrolíferas, hoje sob grave suspeita.

Última actualización el Domingo, 30 de Noviembre de 2014 10:16
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...