El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Exilados em Miami sugerem visita a vala comum em 'guia secreto' de Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 01 de Febrero de 2015 14:40

Os exilados cubanos em Miami (Estados Unidos) querem aproveitar a avalanche turística que se aproxima de Cuba e lançaram um guia "secreto" com uma proposta aos viajantes americanos de que visitem os lugares escondidos da ilha, como "valas comuns" e "centros de tortura" para presos políticos.


Com o título "Guia de Turismo para Visitar Lugares Importantes em Cuba", o Instituto da Memória Histórica Cubana contra o Totalitarismo lançou o material com fotos sobre os lugares emblemáticos da dissidência passada e presente.

 

Assim, por exemplo, o visitante pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, em Havana, onde aconteceu o "assassinato do jovem católico Arnaldo Covadonga" em 10 de setembro de 1961, durante uma procissão. O visitante pode ainda ir ao píer do porto do qual zarpou a "embarcação espanhola com mais de uma centena de religiosos expulsos pelo governo revolucionário em 1961".

O guia é publicado na época em que acontece a retomada das relações entre Estados Unidos e Cuba e o relaxamento das viagens de americanos à ilha caribenha, uma mudança que representará, segundo os analistas, um notável aumento no número de turistas que viajarão para lá. O propósito do guia é, perante o previsível "aumento do fluxo de viajantes", sugerir aos americanos a visita a lugares que "não serão mencionados pelos guias" oficiais, mas que são parte da história contemporânea cubana.

Segundo Saúl Sánchez, presidente do Diretório Democrático, o que o guia faz é informar ao visitante sobre 'lugares e eventos nos quais o regime priva os cubanos de seus direitos e é uma maneira de que a verdade saia ao mundo'.

Para Ramón Saúl Sánchez, presidente do Diretório Democrático, essa é uma iniciativa "formidável, porque uma das questões fundamentais é que o mundo desconhece a realidade de Cuba", como o regime castrista "mantém os olhos dos visitantes fora dos lugares e fatos que mostram a verdadeiranatureza repressiva" do sistema cubano.

Por isso, segundo Saúl Sánchez, o que o guia faz é informar ao visitante sobre "lugares e eventos nos quais o regime priva os cubanos de seus direitos e é uma maneira de que a verdade saia ao mundo".

O percurso pela bela Quinta Avenida, uma das principais artérias da capital cubana, é outra atividade sugerida pelo grupo para "evocar as Damas de Branco, mulheres que com flores na mão são violentamente atacadas por multidões manipuladas pelo regime" quando transitam por esta via.

Onde o guia circulará
O escritor, jornalista e diretor de cinema cubano Pedro Corzo, membro da direção do Instituto, explicou à agência EFE que o guia será lançado em breve com uma tiragem inicial de 20 mil exemplares. Eles serão distribuídos em "centros de pesquisa sobre Cuba, institutos acadêmicos dos Estados Unidos que organizam viagens à ilha e algumas agências de viagens de Miami".

"Eles também serão remetidos a legisladores americanos que promovem as viagens a Cuba e uma boa quantidade será enviada à ilha para que os dissidentes possam promover a sua circulação", detalhou.

Segundo ele, que teve essa iniciativa ao lado do também exilado Ángel Desfana, a maior parte dos cubanos, inclusive os opositores do regime, "não têm conhecimento de muitos desses lugares e fatos".

Outro lugar de particular relevância é o Hospital Psiquiátrico de Mazorra, também em Havana, onde os dissidentes detidos eram torturados com a aplicação de choques elétricos.

O guia sugere também a visita ao município de Regla para "ver a embarcação que alguns jovens sequestraram em 2003 com reféns e tentaram desviar aos Estados Unidos', mas 'que ficou sem combustível antes de chegar à costa da Flórida'. Os três cubanos responsáveis pelo sequestro da embarcação foram fuzilados pelas autoridades cubanas pelo crime de terrorismo.

Prisões
Outros lugares tristemente célebres são a prisão de mulheres dissidentes de Manto Negro e a de Guanajay. Outra opção é visitar o lugar onde estiveram posicionados os mísseis soviéticos com capacidade nuclear apontando a cidades americanas, ou o 'túmulo coletivo' do cemitério de San José dos Ramos, onde foram colocados os corpos sem identificação de mais de 30 guerrilheiros.

Las Villas conta com vários locais históricos, por exemplo, La Ceiba, onde 'a ditadura massacrou com uma metralhadora 19 guerrilheiros que ficaram mais de dois anos presos sem julgamento'.

No Oriente cubano está a prisão de Boniato, onde foram feitos "experimentos biológicos" nos quais médicos e agentes da Segurança do Estado submetiam os presos políticos a tortura para "saber qual era o mínimo de calorias indispensáveis que um ser humano podia consumir sem morrer de fome".

A sobrevivência do passado e a resistência da oposição contam com outro ponto de parada obrigatória: La Cabaña, onde "centenas de cubanos foram fuzilados sem processo judicial".

Uma visita com grande sentido histórico para os dissidentes é a que leva ao túmulo de Pedro Luis Boitel, líder estudantil que morreu em 1972 em uma greve de fome em uma cela de isolamentoreivindicando seus direitos como preso político.

G1 GLOBO.COM

Última actualización el Martes, 03 de Febrero de 2015 12:34
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...