El arzobispo de Santiago de Cuba pide comida, corriente y libertad para el pueblo

El arzobispo de Santiago de Cuba, monseñor Dionisio García Ibáñez, reiteró este ...

Milei enfrenta a Maduro y le advirtió que la Argentina protegerá a los seis dirigentes perseguidos p

Javier Milei enfrenta a Nicolás Maduro por sus sistemáticas violaciones a los ...

Finalmente la Plataforma Unitaria de Maria Corina logró inscribir a un candidato para las presidenci

El Consejo Nacional Electoral (CNE) de Venezuela informó este martes de la ...

Ataque terrorista islámico en Moscú: 115 muertos

Una ataque terrorista perpetrado por el Estado Islámico ocurrió este viernes en ...

Cuba pede ajuda ao Programa de Alimentação da ONU: o que isso diz sobre a economia do país

A situação econômica em Cuba está tão difícil que pela primeira vez o go...

Governo da Venezuela e oposição anunciam abertura de diálogo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 25 de Octubre de 2016 10:26

O governo da Venezuela e a oposição anunciaram nesta segunda-feira (24), de forma surpreendente, a realização de negociações no próximo final de semana para tentar encerrar o impasse político vivido pelo país, que se agravou desde a suspensão de um referendo que tinha o objetivo de remover o impopular presidente Nicolás Maduro.

O enviado do Vaticano, Emir Paul Tscherrig (segundo à direita, o ex-presidente espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero (à direita), o ex-presidente do Panamá, Martin Torrijos (à esquerda), e o ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez (segunda (Foto: STR / AFP)

Os dois lados vão se encontrar na ilha caribenha de Margarita no domingo, sob mediação do Vaticano, da Unasul e de três ex-chefes de Estado. "Pelo menos estamos instalando um diálogo entre a oposição e o governo legítimo", disse Maduro em Roma após se encontrar com o Papa Francisco, que fez um apelo ao presidente venezuelano para que alivie o sofrimento do povo durante a grave crise econômica.

 


A Venezuela vive um momento de alta tensão política após a suspensão, pelo poder eleitoral, do processo liderado pela opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) para submeter Maduro a um referendo revogatório de seu mandato, que termina em 2019.

A partir disto, o Parlamento aprovou no domingo uma resolução que considera o freio ao referendo o auge de um "golpe de Estado" do governo.

Queixas
Negociações passadas entre os dois lados praticamente não tiveram progresso. A oposição diz que Maduro é um autocrata inepto que precisa deixar o poder para que a crise não aumente, enquanto o ex-motorista de ônibus e líder de sindicato promete se manter firme e não ceder ao que chama de tentativa de golpe da elite.

Não foi anunciada qualquer agenda para a negociação, mas a oposição tem apresentado queixas sobre o fracasso da sua tentativa de referendo para remover Maduro e o isolamento da Assembleia Nacional, enquanto o governo deve reiterar as acusações de que seus inimigos são culpados de planos de fraude, violência e golpe.

O líder da coalizão de oposição Jesus Torrealba foi cauteloso sobre as negociações. "Diálogo não pode significar uma estratégia do governo para ganhar tempo... É um espaço para se lutar por um país melhor para todos nós", disse após um encontro com o enviado do Vaticano em Caracas.

Notícia surpresa
As notícias sobre as negociações aparentemente pegaram alguns membros da oposição de surpresa, o que pode reacender divisões internas dentro da ampla coalizão e irritar ativistas que consideram que Maduro não está comprometido seriamente com o diálogo.

A oposição convocou um protesto nacional para a próxima quarta-feira, à medida que o terceiro ano de recessão da Venezuela tem levado muitas pessoas a fazer uma refeição a menos por dia devido à escassez de alimentos e à alta dos preços.

Durante um protesto nesta segunda-feira, líderes estudantis disseram que 27 manifestantes ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança na cidade de San Cristóbal, na fronteira com a Colômbia.

G1 GLOBO

Última actualización el Miércoles, 26 de Octubre de 2016 10:52
 

Add comment


Security code
Refresh

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...

Cuba y el capitalismo mafioso ruso

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Acaba de firmarse en la isla, entre un enviado directo de Putin y las autoridades castristas, un convenio para la implantación del experimento capitalista mafioso existente en Ru...