Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Brasil vai “decolar” enquanto o mundo está enfraquecendo, prevê Guedes PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 20 de Febrero de 2020 20:57

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou nesta quinta-feira avaliação de que o patamar do dólar deve ser mais alto conforme os juros de equilíbrio caem e afirmou que a economia passará a crescer 2% com as reformas.

Ministro da Economia, Paulo Guedes

“(O câmbio de equilíbrio) pode ser 3,80 (reais por dólar), pode ser 4, pode ser 4,20. O câmbio é flutuante, o Banco Central opera isso. Mas o patamar é inquestionavelmente mais alto”, disse Guedes. As declarações foram feitas na presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente Jair Bolsonaro. O BC precisou intervir no mercado na semana passada enquanto o dólar batia novos recordes históricos, enquanto Bolsonaro chegou a dizer que o dólar estava “pouquinho alto”. O dólar voltava a subir nesta quinta e chegou a bater 4,3931 reais na venda, novo recorde histórico.

 

Nesta quinta, Guedes afirmou ainda que, com as reformas, a economia pode começar a girar beneficiada por juros mais baixos. “Nesse segundo ano continuamos com o ritmo das reformas nós vamos crescer 2% e assim por diante. Estamos recuperando a dinâmica de crescimento do país.”

O ministro minimizou riscos advindos da “turbulência internacional”, enquanto o mundo está enfraquecendo e a América Latina está “estagnada”. “Evidente que há sempre efeitos, mas o Brasil sempre teve sua própria dinâmica de crescimento, é um país continental”, disse, prevendo que o país vai “decolar”.

O ministro participou de cerimônia de lançamento do Crédito Imobiliário com taxa fixa.

“Amanhã ou depois do Carnaval”

Em meio aos ruídos em torno da reforma administrativa, Guedes voltou a convidar a classe política para assumir orçamentos públicos e disse ser preciso transformar desentendimentos em “um olhar crítico para construir um futuro melhor”.

“O que estamos vendo é uma ficção desse tipo. Pode haver um exagero de um lado ou do outro. Todo mundo fica nervoso. Às vezes o Congresso fica nervoso achando que estamos pressionando, às vezes é do nosso lado”, afirmou o ministro.

Guedes disse que o envio do texto do governo para a reforma administrativa –que mexe na carreira de servidores públicos– está “demorando um pouco” porque Bolsonaro está “dando umas mexidas” na proposta, o que, para Guedes, é “absolutamente normal”.

“Está com o presidente. Ele está fazendo os últimos toques dele lá. O envio para o Congresso Nacional pode ser amanhã, pode ser depois do carnaval. Ele está fazendo os últimos ajustes”, disse Guedes, enquanto caminhava do Ministério da Defesa para o Ministério da Economia.

Campos Neto sobre compulsório

No mesmo evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou no mesmo evento que a liberação de compulsório realizada nesta manhã é uma das maiores já feitas pela autoridade monetária.

Nesta manhã, BC informou que reduziu a alíquota do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo de 31% para 25%, que representa em termos de estoque uma liberação de 49 bilhões de reais, com efeito a partir de 16 de março.

Além disso, o BC ainda disse que aumentou a parcela dos recolhimentos compulsórios considerados no LCR (Indicador de Liquidez de Curto Prazo), o que significa uma redução estimada em outros 86 bilhões de reais na necessidade de as instituições carregarem outros ativos líquidos de alta qualidade necessários para o cumprimento do LCR.

Campos Neto disse ainda que o Brasil não teria juros baixos e inflação controlada se não fosse o programa de reformas do governo.

“O programa de reformas começou, mas a gente precisa continuar com um programa de reformas. É isso que vai dar sustentação envolvendo um juros baixo, crédito, com juros menor, uma precificação e mais eficiência da economia”, disse.

EXAME

Última actualización el Domingo, 23 de Febrero de 2020 22:21
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...