Cuba y la inversión extranjera: un viaje hacia la pobreza infinita, Por EMILIO MORALES

En los últimos dos años, la pandemia ha ralentizado la economía de todo ...

Brasil confirmó dos casos de COVID-19 de la nueva cepa Ómicron, los primeros de América Latina

La gobernación de San Pablo confirmó dos casos brasileños de la variante ...

Golpe de Maduro a la democracia: la Justicia chavista suspendió la proclamación del gobernador de Ba

La dictadura de Nicolás Maduro suspendió la proclamación del gobernador de Barinas, ...

Estados Unidos retiró oficialmente a las FARC de su lista de organizaciones terroristas extranjeras

El gobierno de Estados Unidos anunció este martes la retirada de las ...

Bolsonaro filia-se ao PL, de Valdemar Costa Neto, em aposta no “centrão” para 2022; acompanhe

O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta terça-feira (30), de cerimônia de filiação ...

O CINEASTA BRASILEIRO DADO GALVÃO TESTARÁ A DICTADURA CUBANA DEIXAR VIAJAR À BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 19 de Octubre de 2012 11:45

O cineasta brasileiro convidou à Yoani Sánchez visitar Brasil agora, despois que seus 3 anteriores covites fueram frustradas pela negativa da ditadura para visitar o Brasil visando estar na premier do documentario de Galvão "Conexão Cuba>Honduras"

Credito Foto Mário Bittencourt

O documentalista, aproveitando a nova lei, entrou em contato com Yoani Sánchez, que manifestou "ter a maleta preparada" para viajar ao Brasil, onde os adiamentos ocasionaram um movimento de solidariedade e um video de Yoani à presidenta brasileira Dilma Rousseff, para interceder ante as autoridades da ilha e autorizaram a viagem. Cuba Libre Digital ofrece, na continuação, uma entrevista com Dado Galvão, sobre os detalhes deste novo convite.


ENTREVISTA

CUBA LIBRE DIGITAL AO

CINEASTA BRASILEIRO “DADO GALVÃO”


Cuba Libre Digital: Vc. Viajou em Cuba para o Documentário onde entrevistou a Yoani Sánchez; me diga quais foram as circunstâncias do encontro com ela na ilha?

Dado Galvão: Viajei para Cuba e Honduras com poucos recursos, tive ajuda de comerciantes locais (93 FM, FIEF, Jornal de Jequié), em Cuba entrevistei Yoani e seu esposo, mulheres do movimento Damas de Branco e ativista de direitos humanos.

Fui descoberto pelo Centro de Imprensa Internacional (que já estava me monitorando) fui ameaçado de expulsão e prisão, o que não se caracterizou porque eu tinha visto para trabalhos jornalísticos, além de credencial de delegado do festival de cinema que acontecia na época (dezembro de 2009).

Depois das ameaças fiquei limitado para trabalhar, porque sabia que estava sendo monitorado e poderia perder o equipamento de filmagem.


Credito Foto Mário Bittencourt

CLD: Como vc. sabe da disponibilidade da Yoani vir ao Brasil agora?

DG: Yoani manifestou via SMS, assim que o jornal oficial do governo cubano publicou informações sobre a nova lei de imigração.

“El gobierno cubano anuncia El findel llamado permisso de salida a partir Del 13 d enero de 2013. Ya tengo La maleta preparada para hacer ese viaje que me han negado tantas veces!!! Abrazos” (Yoani Sanchez, por SMS)


CLD: Tenho entendido que já a exibição do documentário foi feita. Como seria agora, na presencia da Yoani?

DG: Depois de adiarmos três vezes (por conta da ausência de Yoani, que foi impedida de viajar pelo governo cubano), realizamos no dia 21/04/2012, no Centro de Cultura ACM em Jequié no sudoeste do estado da Bahia, a 1ª Exibição Pública de Conexão Cuba>Honduras, que contou com a presença do jornalista Esdras Amado Lopez e equipe do Canal 36 de Honduras.


CLD: Vc. Acha que realmente a ditadura cubana vai deixar viajar a Yoani agora, sabendo que não deu o permissão de saída em 20 oportunidades que ela foi convidada?

DG: Sinceramente acredito que sim. Se isto não acontecer os cubanos não terão de fato uma nova lei de imigração. (estaríamos diante de uma “pegadinha internacional” uma mentira sem graça) acredito que o governo cubano segue com mudanças (em passos lentos) em respeito à liberdade de expressão.


CLD: Vc. Acha que as atuais autoridades brasileiras, amigas dos irmão Castro, teriam algum problema com esta viagem de Yoani a Brasil?

DG: Penso que não. Acredito que a viagem de Yoani ao Brasil, servirá para fazermos um bom debate sobre liberdade de expressão, direitos humanos, ditaduras, internet, relação Brasil Cuba (por exemplo: a deportação misteriosa dos boxeadores cubanos).


CLD: Fique a vontade para expressar qualquer ideia respeito a esta viagem de Yoani ao Brasil.

DG: A viagem de Yoani ao Brasil será uma vitória da perseverança da solidariedade daqueles que acreditam e lutam por LIBERDADE estando no Brasil em Cuba ou em qualquer país governado ou ameaçado pelo autoritarismo.

Em nosso blog (www.dadogalvao.org) temos os relatos dessa história de perseverança, lá também você saberá como contribuir para que possamos comprar as passagens para que Yoani, possa viajar ao Brasil.

Última actualización el Lunes, 22 de Octubre de 2012 00:40
 

Add comment


Security code
Refresh

El día en que el régimen cubano corrió s

Indicado en la materia

Por YOANI SÁNCHEZ.- Dicen que el caballo corrió solo en la pista y llegó de primero a la meta. Encerrados en sus establos y amarrados con fuertes cadenas estaban los posibles ad...

Yunior, el traidor

Indicado en la materia

Por NÉSTOR DÍAZ DE VILLEGAS.- De la noche a la mañana, hemos visto a Yunior García Aguilera convertirse en el traidor de la última tragicomedia cubana. El dramaturgo se habría dado a sí mi...

Cuba: El 15 N en contexto

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Hay mucho rechazo al interior del ejército cubano por la actuación desfachatada y sin control de la policía política contra jóvenes manifestantes pacíficos. Hay rechazo al interior de...

La humillante "victoria" de la dictadura

Indicado en la materia

Por REINALDO ESCOBAR.- Desde el fallido asalto al cuartel Moncada en 1953 hasta la debacle de la Tarea Ordenamiento, la derrota ha sido una constante en la historia de lo que se...

Reaparecen Carlos Lage y Raúl Castro: Cu

Indicado en la materia

  Por Jorge Hernández Fonseca.-  Analistas del panorama político cubano se han apresurado a prever que Lage ha sido llamado por Raúl Castro para sustituir a Díaz Canel, sometido actualmente a un ...

EL FRACASO DEL CASTRO-SOCIALISMO

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.- Ningún estado le dijo a Edison que inventara la lámpara eléctrica, o le “orientó” a Bill Gates que desarrollara programas de computación, y mucho menos le pi...

Cuba castrista hoy

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Ya se ve la luz al final del largo túnel. Raúl Castro, probablemente muerto –o próximo a fallecer-- dará con su mutis el pistoletazo de salida de lo...