Cuba, fracaso socialista: El ministro de salud cubano que prohibió a los médicos contratarse en el e

El pediatra cubano Carlos Pablo Dotres Martínez, ministro de Salud Pública en la ...

El Tribunal Electoral de Bolivia impide la candidatura de Evo Morales al Senado

El intento de Evo Morales de presentarse a senador se vio frustrado ...

La amenaza de Evo Morales tras su inhabilitación: “Si no me puedo candidatear, sepan que en Bolivia

Un día después de ser inhabilitado para competir en las elecciones, el ...

Donald Trump quiere una mayor presión sobre el régimen de Maduro y evalúa un bloqueo naval a Venezue

El presidente de los Estados Unidos, Donald Trump, está frustrado porque la ...

Exército anuncia reforço de tropas para conter aumento de homicídios no Ceará durante greve de polic

O comandante da 10ª Região Militar do Ceará, Fernando da Cunha Mattos, ...

O CINEASTA BRASILEIRO DADO GALVÃO TESTARÁ A DICTADURA CUBANA DEIXAR VIAJAR À BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 19 de Octubre de 2012 11:45

O cineasta brasileiro convidou à Yoani Sánchez visitar Brasil agora, despois que seus 3 anteriores covites fueram frustradas pela negativa da ditadura para visitar o Brasil visando estar na premier do documentario de Galvão "Conexão Cuba>Honduras"

Credito Foto Mário Bittencourt

O documentalista, aproveitando a nova lei, entrou em contato com Yoani Sánchez, que manifestou "ter a maleta preparada" para viajar ao Brasil, onde os adiamentos ocasionaram um movimento de solidariedade e um video de Yoani à presidenta brasileira Dilma Rousseff, para interceder ante as autoridades da ilha e autorizaram a viagem. Cuba Libre Digital ofrece, na continuação, uma entrevista com Dado Galvão, sobre os detalhes deste novo convite.


ENTREVISTA

CUBA LIBRE DIGITAL AO

CINEASTA BRASILEIRO “DADO GALVÃO”


Cuba Libre Digital: Vc. Viajou em Cuba para o Documentário onde entrevistou a Yoani Sánchez; me diga quais foram as circunstâncias do encontro com ela na ilha?

Dado Galvão: Viajei para Cuba e Honduras com poucos recursos, tive ajuda de comerciantes locais (93 FM, FIEF, Jornal de Jequié), em Cuba entrevistei Yoani e seu esposo, mulheres do movimento Damas de Branco e ativista de direitos humanos.

Fui descoberto pelo Centro de Imprensa Internacional (que já estava me monitorando) fui ameaçado de expulsão e prisão, o que não se caracterizou porque eu tinha visto para trabalhos jornalísticos, além de credencial de delegado do festival de cinema que acontecia na época (dezembro de 2009).

Depois das ameaças fiquei limitado para trabalhar, porque sabia que estava sendo monitorado e poderia perder o equipamento de filmagem.


Credito Foto Mário Bittencourt

CLD: Como vc. sabe da disponibilidade da Yoani vir ao Brasil agora?

DG: Yoani manifestou via SMS, assim que o jornal oficial do governo cubano publicou informações sobre a nova lei de imigração.

“El gobierno cubano anuncia El findel llamado permisso de salida a partir Del 13 d enero de 2013. Ya tengo La maleta preparada para hacer ese viaje que me han negado tantas veces!!! Abrazos” (Yoani Sanchez, por SMS)


CLD: Tenho entendido que já a exibição do documentário foi feita. Como seria agora, na presencia da Yoani?

DG: Depois de adiarmos três vezes (por conta da ausência de Yoani, que foi impedida de viajar pelo governo cubano), realizamos no dia 21/04/2012, no Centro de Cultura ACM em Jequié no sudoeste do estado da Bahia, a 1ª Exibição Pública de Conexão Cuba>Honduras, que contou com a presença do jornalista Esdras Amado Lopez e equipe do Canal 36 de Honduras.


CLD: Vc. Acha que realmente a ditadura cubana vai deixar viajar a Yoani agora, sabendo que não deu o permissão de saída em 20 oportunidades que ela foi convidada?

DG: Sinceramente acredito que sim. Se isto não acontecer os cubanos não terão de fato uma nova lei de imigração. (estaríamos diante de uma “pegadinha internacional” uma mentira sem graça) acredito que o governo cubano segue com mudanças (em passos lentos) em respeito à liberdade de expressão.


CLD: Vc. Acha que as atuais autoridades brasileiras, amigas dos irmão Castro, teriam algum problema com esta viagem de Yoani a Brasil?

DG: Penso que não. Acredito que a viagem de Yoani ao Brasil, servirá para fazermos um bom debate sobre liberdade de expressão, direitos humanos, ditaduras, internet, relação Brasil Cuba (por exemplo: a deportação misteriosa dos boxeadores cubanos).


CLD: Fique a vontade para expressar qualquer ideia respeito a esta viagem de Yoani ao Brasil.

DG: A viagem de Yoani ao Brasil será uma vitória da perseverança da solidariedade daqueles que acreditam e lutam por LIBERDADE estando no Brasil em Cuba ou em qualquer país governado ou ameaçado pelo autoritarismo.

Em nosso blog (www.dadogalvao.org) temos os relatos dessa história de perseverança, lá também você saberá como contribuir para que possamos comprar as passagens para que Yoani, possa viajar ao Brasil.

Última actualización el Lunes, 22 de Octubre de 2012 00:40
 

Add comment


Security code
Refresh

La familia liberal: amigos y enemigos

Indicado en la materia

Por CARLOS ALBERTO MONTANER.- Hace pocos años sabíamos lo que debíamos hacer en América Latina para superar el subdesarrollo: imitar a Chile. Fue, por ejemplo, lo que ha hecho Perú y, en...

A todos ustedes, por el derrumbe

Indicado en la materia

Por ANDRÉS REYNALDO.-  mí, ustedes ya me acabaron las ganas de comprender. Novelistas, pintores, cantantes con residencia en la Isla, perseguidos y censurados en la exacta medida que les permite apelar a ...

¿Dónde está Clandestinos?

Indicado en la materia

Desde el 30 de enero, Clandestinos no ha vuelto a usar sus redes sociales para llamar a sus seguidores a "actuar contra la dictadura cubana". Justo ese día, las cuentas de ...

Sangre sobre el yeso

Indicado en la materia

Por CAMILO LORET DE MOLA.-  ¡El que no brinque es gusano! ¡El que no manche a Martí es cómplice! Hay discursos que por opuestos terminan pareciéndose. Algunos cubanos del exilio están tan desesperados porque pase al...

“Clandestinos” vs. José Martí

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.- Existen un grupo de frases, supuestamente escritas por José Martí en una tal “carta inconclusa a su amigo Manuel Mercado”, donde se exponen conceptos anti-norteamericanos. Esa ca...

“Clandestinos”: El “al pan, pan y al vin

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Por primera vez en 28 años de exilio, me he sentido tratado por los formadores de opinión exiliados, como me trataban los formadores de opinión castristas en ...

Cuento ruso, moraleja cubana

Indicado en la materia

Por ANDRÉS REYNALDO.-  1996, se publicó en Rusia uno de los grandes libros sobre el comunismo. Juicio en Moscú, de Vladimir Bukovski, merece un sitio junto al Archipiélago Gulag, de Alexander Solzhenitzyn. Ambos lecturas ob...