Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Papa fala sobre desafio da Igreja Católica do Brasil em conter êxodo dos fiéis para outras religiões PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 28 de Julio de 2013 11:24

RIO - No seu maior discurso em quatro meses desde que assumiu o comando da Igreja, o Papa Francisco incitou neste sábado num encontro a portas fechadas com mais de 300 bispos do Brasil, o clero brasileiro a se aproximar mais das pessoas para entender melhor seus problemas.

 O Papa se encontrou com 300 bispos no Palácio São Joaquim, na Glória, neste sábado Foto: Divulgação/ Beth Santos

Ele instigou os bispos a fazerem um exame crítico do fracasso da Igreja Católica no Brasil em impedir que milhares de fiéis partam para as igrejas concorrentes – as evangélicas. (Leia a íntegra do discurso)

Francisco insistiu que padres precisam abandonar o status quo, sair de suas sacristias para ir na direção dos fiéis mais marginalizados da sociedade, sob o risco de perdê-los para igrejas rivais. “Simplicidade”, disse, é “outra lição que a Igreja deve sempre lembrar”.

Às vezes perdemos aqueles que não nos entendem, porque desaprendemos a simplicidade, inclusive importando de fora uma racionalidade alheia ao nosso povo. Sem a gramática da simplicidade, a Igreja se priva das condições que tornam possível “pescar” Deus nas águas profundas do seu mistério – disse.

Sua fala aos bispos do Brasil marcou uma virada radical no discurso do Vaticano. É um choque com a mensagem erudita e intelectual que marcou o pontificado de Bento XVI, seu antecessor. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, reconheceu a mudança e avisou :

— Seguramente é o mais longo e estruturado discurso de seu Pontificado. Ele expõe sua visão da Igreja e dos problemas da Igreja de hoje.

De acordo com dados do censo do Brasil, o número de católicos caiu de 125 milhões em 2000 para 123 milhões em 2010, com a participação da igreja da população total, passando de 74 por cento para 65 por cento. Durante o mesmo período, o número de protestantes evangélicos e pentecostais passou de 26 a 42 milhões, um aumento de 15 por cento a 22 por cento da população em 2010.

Francisco disse que a Igreja no Brasil “aplicou com originalidade” o Concílio do Vaticano II, isto é, a série de reformas decididas entre 1962 e 1965. Mas lembrou que hoje “vivemos um momento novo”. Referindo-se aos fiéis que se desiludiram com a Igreja Católica, o Papa afirmou:

— Talvez a Igreja lhes apareça demasiado frágil, talvez demasiado longe das suas necessidades, talvez demasiado pobre para dar resposta às suas inquietações, talvez demasiado fria para com elas, talvez demasiado autoreferente, talvez prisioneira da própria linguagem rígida, talvez lhes pareça que o mundo fez da Igreja uma relíquia do passado, insuficiente para as novas questões; talvez a Igreja tenha respostas para a infância do homem, mas não para a sua idade adulta – disse, com uma franqueza impressionante.

E completou dizendo que, diante desta situação, o que as pessoas querem é “uma Igreja que, na sua noite, não tenha medo de sair” :

— Serve uma Igreja que saiba dialogar com aqueles discípulos, que, fugindo de Jerusalém, vagam sem meta, sozinhos, com o seu próprio desencanto, com a desilusão de um cristianismo considerado hoje um terreno estéril, infecundo, incapaz de gerar sentido.

Para o Papa Francisco, os católicos comuns simplesmente precisam de uma simples mensagem de amor, perdão e misericórdia.

O Papa Francisco lembrou que educação, saúde, paz social “são as urgências do Brasil” e disse que os bispos não devem ter medo de oferecer a contribuição da Igreja.

— A Igreja tem uma palavra a dizer sobre estes temas, porque, para responder adequadamente a esses desafios, não são suficientes soluções meramente técnicas, mas é preciso ter uma visão subjacente do homem, da sua liberdade, do seu valor, da sua abertura ao transcendente. E vocês, queridos Irmãos, não tenham medo de oferecer esta contribuição da Igreja que é para bem da sociedade inteira.

Incitando os bispos à autocrítica, o Papa Francisco perguntou :

— Eu gostaria que hoje nos perguntássemos todos: somos ainda uma Igreja capaz de aquecer o coração? Uma Igreja capaz de conduzir a Jerusalém? Capaz de acompanhar de novo a casa? Em Jerusalém, residem as nossas fontes: escritura, catequese, sacramentos, comunidade, amizade do Senhor, Maria e os apóstolos…somos ainda capazes de contar de tal modo essas fontes, que despertem o encanto pela sua beleza ? – perguntou.

O Papa terminou o seu discurso fazendo um apelo para que a Amazônia não seja destruída, dizendo que Deus confiou a floresta ao homem, “não para que a explorasse rudemente, mas para que tornasse ela um jardim”. E disse que o futuro da Igreja também está no trabalho missionário da Igreja na Amazônia.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/papa-fala-sobre-desafio-da-igreja-catolica-do-brasil-em-conter-exodo-dos-fieis-para-outras-religioes-9225282#ixzz2aL2vjpcd
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Tomado de GLOBO.COM
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/papa-fala-sobre-desafio-da-igreja-catolica-do-brasil-em-conter-exodo-dos-fieis-para-outras-religioes-9225282#ixzz2aL2oU6eJ
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...