EEUU responde NO a cubanoamericanos que reclaman a Biden 'normalizar' las relaciones con la dictadur

Un funcionario del Departamento de Estado de Estados Unidos dijo que Washington da ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

ONU pede a Cuba que erradique causas da prostituição PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 31 de Julio de 2013 11:17

Cuba deveria assumir que no país existe a exploração sexual e a prostituição e que estas têm causas econômicas, por isso, deveria erradicar as causas que derivam na exploração feminina, segundo exigiu o Comitê pela Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU.


O Comitê tem por objetivo velar para que os Estados membros da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres -da qual Cuba faz parte- acabem com a discriminação política, econômica, social, cultural e civil contra as mulheres.

 

“O Comitê está profundamente preocupado porque o Estado Parte não reconhece a existência da exploração da prostituição”, afirmam as conclusões sobre o país caribenho.

“Além disso, o Comitê está também preocupado pela falta de esforços para evitar a exploração da prostituição e acabar com suas causas estruturais, assim como a falta de proteção e serviços disponíveis para as vítimas dessa exploração”.

É por isso, que o Comitê exige que o estado cubano faça todo o necessário para acabar com as causas estruturais da prostituição e do tráfico, que velem para que as mulheres e as meninas não sejam estigmatizadas, e se assegurem que estas tenham acesso a programas de reabilitação e assistência básica como refúgios.

Esta advertência do Comitê aparece depois da resposta aportada pelo governo cubano durante a análise do seu caso, em que assegurou que “o fenômeno da prostituição não tem causas estruturais em Cuba, já que foram eliminadas depois do triunfo da Revolução”.

As autoridades cubanas responderam ao Comitê que a prostituição em Cuba “constitui uma escolha pessoal das mulheres e homens que buscam n exercício da prostituição uma via para ter acesso a determinados bens de consumo que propiciem um nível de vida superior ao do resto da população trabalhadora, e em alguns casos emigrar ao exterior”.

Por outro lado, o Comitê solicita que quando se autorizem excepcionalmente casamentos entre cônjuges menores de 18 anos, a união seja com o acordo explícito de ambas as partes, e, sobretudo, que ambos tenham no mínimo 16 anos.

Até a data, para poder executar este tipo de casamento excepcional, o homem deve ter no mínimo 16 anos, mas a mulher só precisa ser maior de 14.

Outro dos aspectos tratados pelo Comitê é a falta de educação não sexista existente no país, pelo que se solicita que se implementem planos transversais para que tenha uma educação da paridade e a igualdade entre sexos.

O Comitê insiste que isto é necessário, sobretudo, nas áreas rurais, onde as mulheres estão mais submetidas e têm menos acesso a assessoramento e ajuda.

No mesmo sentido, sugere-se ao governo cubano a que modifique seu código trabalhista para que inclua disposições que contemplem o princípio de igual pagamento por igual remuneração, assim como medidas para evitar o assédio sexual em ambiente de trabalho.

Tomado de INFOLATAM/EFE

Traduzido por Infolatam

Última actualización el Domingo, 04 de Agosto de 2013 11:27
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...