EEUU responde NO a cubanoamericanos que reclaman a Biden 'normalizar' las relaciones con la dictadur

Un funcionario del Departamento de Estado de Estados Unidos dijo que Washington da ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

Cuba tem pouco progresso na área agrícola cinco anos após das reformas de Raúl Castro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 01 de Agosto de 2013 10:26

A agricultura em Cuba continua em crise e o país ainda é dependente de importações cinco anos depois da chegada de Raúl Castro à Presidência e dos esforços para reformar o setor, segundo um relatório do governo divulgado nesta semana.

A nação comunista está investindo em algumas safras para reduzir as importações e em outras para aumentar as exportações, mesmo quando perde gradualmente o apoio do Estado sobre toda a produção alimentar e distribuição em favor da iniciativa individual e da lei do mercado.

 

Cuba, carente de dinheiro, importa cerca de 60 por cento da comida que consome a um custo de cerca de 2 bilhões de dólares anualmente, principalmente cereais e grãos como arroz, milho, soja e feijão, assim como outros itens, como leite em pó e frango.

No ano passado, 500 milhões de dólares em importações vieram dos Estados Unidos através de uma exceção ao embargo comercial que permite vendas agrícolas por dinheiro.

A produção de arroz não processado cresceu quase 50 por cento para 642.000 toneladas em 2012, em comparação a 436.000 toneladas em 2008, quando Raúl substituiu seu irmão Fidel, e a produção de feijões cresceu 28 por cento durante o mesmo período, para 127.000 toneladas, o único progresso significativo relatado.

Cuba e Brasil vêm trabalhando há vários anos para cultivar soja pela primeira vez na ilha caribenha, alternando a safra com milho. Mas não há menção à soja no relatório do Gabinete Nacional de Estatísticas (www.one.cu/aec2012.htm), e a produção de milho cresceu apenas 300.000 toneladas, para 360.000 toneladas, durante o período de cinco anos.

Fidel descentralizou a tomada de decisões, arrendou terras vagas para 180.000 agricultores, permitiu a todos os produtores agrícolas a venda de mais produtos no mercado aberto (47 por cento em 2012) e aumentou o preço que o Estado paga para produzir. Apesar disso, a tonelagem de raízes e legumes e bananas e plátanos estagnou em cerca de 5 milhões de toneladas.

O Estado é dono de 80 por cento das terras e arrenda 70 por cento disso para fazendeiros e cooperativas. Os outros 20 por cento da terra são de propriedade de famílias e suas cooperativas e produzem uma porcentagem bem maior da comida do país.

A exportação de safras, do café e cítricos a tabaco e cana-de-açúcar, declinou nos últimos cinco anos, segundo o relatório.

A pecuária não se saiu melhor, com a maioria das categorias estagnada ou declinando, com exceção do leite, que aumentou 8 por cento para 604.000 toneladas.

Durante o período, três grandes furacões atingiram Cuba, onde menos de 10 por cento das terras para cultivo têm irrigação e drenagem adequadas.

Em um trabalho exposto em uma conferência econômica local no início deste ano, o economista cubano Armando Nova disse que os agricultores deveriam ser capazes de comprar os produtos à vontade, em vez de ter que esperar para que lhes sejam atribuídos e entregues pelo Estado.

“É preciso liberar todo o ciclo produtivo, não apenas partes dele”, disse Nova.

Tomado de INFOLATAM/REUTERS

Última actualización el Lunes, 05 de Agosto de 2013 09:09
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...