Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

China teme o colapso do ‘reino ermitão’ (comunista) de Coreia do Norte PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 16 de Diciembre de 2013 10:47

A brutal execução de Jang Song-thaek – que até poucas semanas atrás era considerado a iminência parda do regime norte-coreano no período iniciado com a morte do Querido Líder Kim Jong-il, em dezembro de 2011 – caiu como uma bomba em Pequim.

A China, principal aliada do país vizinho, teme que atrás de Jang venha uma onda de expurgos na cúpula das Forças Armadas e do governante Partido dos Trabalhadores, partido único, o que poderia desestabilizar o reino ermitão e terminar por afundar seu regime.

 

O Japão e a Coreia do Sul também receberam com estupor e preocupação a notícia. Ambos os países, assim como a China, temem que o orwelliano regime que controla o norte da península coreana seja incapaz de empreender as necessárias mudanças para sobreviver, e que este sanguinário ajuste de contas seja apenas o prelúdio do fim. Mas a Coreia do Norte possui bombas nucleares – uma meia dúzia, segundo a maioria dos especialistas –, e os estertores de um regime com um botão atômico nas mãos é uma ideia mais do que arrepiante.

Kim Jong-un, que ascendeu ao trono comunista depois da morte de seu pai, demonstrou nestes quase dois anos de governo que é imprevisível, o que transforma o nordeste da Ásia na zona mais volátil do planeta. O receio de seus três vizinhos, que já se encontram imersos em uma ameaçadora guerra fria, é total.

Jang Song-thaek havia sido encarregado por seu cunhado Kim Jong-Il de tutelar a sucessão na dinastia comunista. O Querido Líder, que sofreu um derrame cerebral em agosto de 2008, do qual mal havia se recuperado quando seu coração falhou, temia que seu inexperiente filho caçula, Kim Jong-un, tivesse dificuldades para se apossar do controle da gerontocracia dominante em Pyongyang. O cinto de segurança estabelecido por Kim Jong-Il incluía também Ri Yong-ho, chefe do Estado Maior do Exército, promovido em fevereiro de 2009 a vice-marechal, e que foi o primeiro em ser destituído, quando Kim Jong-un tinha apenas dois meses à frente do país.

Desde então, continua a ascensão no poder do chamado Brilhante Camarada, através dos afastamentos e desaparecimentos de altos funcionários. Kim Jong-un está empenhado em emular seu avô, Kim Il-sung, fundador da República Democrática Popular da Coréia (RDPC) depois da divisão da península coreana entre os EUA e a extinta União Soviética, ao final da II Guerra Mundial. Tenta não tremer o pulso, mas os tempos mudaram, e a tolerância com os déspotas é cada dia menor.

A China, que tentou por todos os meios sustentar o regime, inclusive com a entrega de uma enorme ajuda econômica anual para evitar que milhões de refugiados norte-coreanos famintos cruzem a fronteira, assiste desorientada ao que acontece no país vizinho. Pequim sempre teve dificuldades para que os herméticos governantes norte-coreanos escutassem seus conselhos, mas nos últimos tempos o distanciamento é mais do que evidente.

A China apadrinhou as conversações a seis partes – China, Japão, Rússia, Estados Unidos e as duas Coreias – nas quais se tentava convencer Pyongyang a abrir mão das suas capacidades nucleares em troca do seu reconhecimento pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, de uma vultosa ajuda econômica e de apoio tecnológico para a construção de usinas atômicas que pudessem fazer frente à escassez energética que assola o país. O Governo de Kim Jong-Il suspendeu as negociações em 2008 e, apesar da insistência de todos, em especial da China, elas não foram reatadas.

O Japão, potência dominante na Coreia entre 1895 e 1945, e contra cujo controle Kim Il-sung lutou, continua sendo visto pela gerontocracia stalinista como o eixo do mal, e teme se transformar em alvo dos seus mísseis.

As ações de Kim Jong-un estão sendo a cada dia mais escandalosas. Em abril passado, ele ameaçou seu vizinho do Sul com um conflito total, em resposta às manobras militares conjuntas que a Coreia do Sul realizava com os Estados Unidos. Na verdade, Seul e Pyongyang ainda se encontram tecnicamente em guerra, porque não assinaram um tratado de paz após seu enfrentamento de 1950-53.

Os tambores de guerra em Pyongyang marcavam o apogeu de vários meses de ofensiva, iniciada em dezembro de 2012 com o bem sucedido lançamento de um míssil de longo alcance. A imposição unânime de novas sanções econômicas pelo Conselho de Segurança da ONU (a Coreia do Norte considerou o voto da China uma traição) por causa do lançamento desse míssil enfureceu o regime, que dias depois realizou o seu terceiro teste de armas nucleares.

A paciência de Pequim se esgota, mas, se retirar sua ajuda, corre o risco de que ocorra um novo surto de fome, desencadeando uma revolta que representaria o golpe de misericórdia no regime.

Tomado de EL PAÍS; ESPANHA

Última actualización el Viernes, 20 de Diciembre de 2013 10:30
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...