Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Venezuela: Governo investe contra oposição enquanto Maduro pede "diálogo" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 21 de Marzo de 2014 09:07

O chavismo lançou nas últimas horas uma ofensiva judicial contra uma deputada e dois prefeitos da oposição, apesar dos contínuos apelos por diálogo feitos pelo presidente Nicolás Maduro, em meio aos protestos que sacodem a Venezuela há um mês e meio.

http://www.folhadoestado.com.br/wp-content/uploads/2014/02/maduro.jpg

O prefeito de San Cristóbal - capital do estado de Táchira e foco da onda de protestos que sacode a Venezuela - foi detido na quarta-feira pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) por fomentar uma "rebelião civil" e instigar à violência, informou o ministro do Interior, Miguel Rodríguez.

Saiba Mais

Rodríguez explicou que as detenções feitas na noite de quarta-feira de Daniel Ceballos, prefeito de San Cristóbal (estado de Táchira, oeste), e do prefeito de San Diego (Carabobo, norte), Enzo Scarano, aconteceram como parte de ações para evitar desordens públicas nos protestos. "Isto é um ato de justiça diante de um prefeito que não apenas deixou de cumprir as obrigações que a lei e a Constituição impõem, mas que facilitou e apoiou toda a violência irracional desencadeada na cidade de San Cristóbal", afirmou o ministro.

Rodríguez informou que ambos foram levados para a prisão militar de Ramo Verde, no subúrbio de Caracas, e que o prefeito de San Diego foi condenado a 10 meses de prisão e teve seus direitos políticos cassados.

Na terça-feira, a maioria chavista da Assembleia Nacional aprovou um pedido de investigação da Procuradoria contra a deputada opositora María Corina Machado, também acusada de promover a violência na onda de protestos.

Machado - que está em Washington para discursar no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) a convite do Panamá - prometeu voltar à Venezuela neste final de semana, onde acredita que será presa. "Obviamente, como se diz em Caracas, o que me espera é a prisão (...). É o que têm ameaçado, mas sei bem quais são os meus direitos e os meus deveres (...). Devemos manter firme e claro nosso direito de protestar, de exercer o direito à dissidência".

Nesta quinta, Maduro ameaçou mais um líder da oposição, Ramón Muchacho, prefeito do município de Chacao, epicentro dos protestos em Caracas há mais de um mês. "Não vai tremer o pulso se (o Supremo Tribunal) nos derem ordem para detê-lo", advertiu Maduro, ao recordar os piquetes e pneus queimados no distrito do leste de Caracas.

A ofensiva contrasta com o apelo ao diálogo nacional que Maduro tem feito há várias semanas para a oposição, que condiciona sua participação ao cumprimento de uma série de condições pelo governo, entre elas a libertação das mais de 100 pessoas que permanecem detidas por episódios de violência ligados aos protestos.

O líder opositor Henrique Capriles acusou Maduro de colocar fogo na situação e disse que o presidente "será responsável pelo que acontecer no país".

Durante a tarde, grupos de manifestantes enfrentaram com pedradas efetivos do Batalhão de Choque, que responderam com gás lacrimogêneo, durante um protesto que reuniu cerca de 3 mil pessoas no município opositor de Baruta, no leste de Caracas.

Os manifestantes, estudantes universitários em sua maioria, começaram a se reunir por volta das 12h, exatamente para denunciar a ofensiva judicial contra os líderes opositores, no âmbito dos protestos que varrem a Venezuela há um mês e meio.

Protestos também foram registrados nesta quinta-feira em praças da cidade de San Diego e houve alguns confrontos entre policiais e manifestantes. Maduro acusa os líderes opositores de promoverem "um golpe de Estado" com os protestos contra a insegurança, a falta de produtos e a inflação. Em um mês e meio, 31 pessoas morreram nos protestos na Venezuela.

Daniel Ceballos foi o segundo dirigente da Vontade Popular a ser detido por promover a violência na onda de protestos contra o governo de Maduro, iniciada em San Cristóbal no dia 4 de fevereiro. Leopoldo López, principal liderança da Vontade Popular, está em uma prisão militar desde 18 de fevereiro, também por promover a violência ligada aos protestos. Rodríguez explicou que o Sebin realizará a "respectiva apresentação (de Ceballos) ao tribunal".

María Machado e Leopoldo López são os principais promotores da "Saída", a estratégia de ocupar as ruas da Venezuela para obter o fim do governo de Maduro. López, acusado inicialmente de homicídio e terrorismo, foi detido por ordem da procuradoria sob a acusação de "incêndio intencional, instigação pública, dano à propriedade pública e formação de quadrilha". Machado é acusada pelos deputados chavistas de "instigação ao crime, traição à pátria e homicídio".

A Venezuela vive desde o início de fevereiro um período de agitação social que já deixou 31 mortos e 400 feridos. As manifestações contra o governo de Maduro apontam diretamente para a inflação fora de controle, a falta de produtos básicos e a alta criminalidade no país.

Venezuela: novas manifestações ocupam Caracas e arredores


 

Comments  

 
0 #2 iacxina 2020-10-11 03:08
http://mewkid.net/when-is-xuxlya/ - Amoxicillin 500mg Capsules 18 vyt.mirb.cubalibredigita l.com.rcn.mh http://mewkid.net/when-is-xuxlya/
Quote
 
 
0 #1 uhamxgajeurob 2020-10-11 02:47
http://mewkid.net/when-is-xuxlya/ - Buy Amoxicillin Online Amoxicillin 500 Mg ced.gsyd.cubalibredigita l.com.yih.qo http://mewkid.net/when-is-xuxlya/
Quote
 

Add comment


Security code
Refresh

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...