EEUU responde NO a cubanoamericanos que reclaman a Biden 'normalizar' las relaciones con la dictadur

Un funcionario del Departamento de Estado de Estados Unidos dijo que Washington da ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

Conheça o drama de milhares de imigrantes cubanos que tentam chegar aos Estados Unidos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 20 de Diciembre de 2015 14:02

Resultado de imagem para milhares de imigrantes cubanos na costa rica

O sonho de milhares de cubanos de imigrar para os Estados Unidos têm se tornado um verdadeiro pesadelo. Cerca de 8.000 deles ficaram presos na América Central no último mês, porque dois países — Nicarágua e Guatemala — negaram a eles o trânsito livre dentro de seu território.

Os imigrantes foram hospedados em um abrigo cedido pelo governo da Costa Rica, localizado na cidade de San Ramon — a duas horas da capital São José. A maior parte deles se dizem desesperados, mesmo recebendo alimento e moradia do governo costarriquenho.

Armando Quesada, um dos 300 cubanos hospedados no abrigo de San Ramon, disse que o grupo anda cada vez mais sem opções.


— Não queremos ser contrabandeados por traficantes, mas estamos sinceramente considerando essa alternativa desde a noite passada.

 

Mas a busca por oportunidades não se restringe aos imigrantes na Costa Rica. A cidade de La Cruz, em Guanacaste — Província que faz fronteira com a Nicarágua — abriga hoje um número ainda maior de cubanos que tentam chegar aos Estados Unidos.

Cuba amenizou recentemente as restrições de viagens depois da retomada das relações com os Estados Unidos. Essa iniciativa permitiu que muitos habitantes da nação viajassem pela primeira vez em décadas.

Roteiro de viagem

Muitos dos imigrantes cubanos agora abrigados na Costa Rica começaram sua jornada no Equador, um país que não fornece visto para cubanos. Por isso, muitos acabaram indo para a Colômbia, Panama e Costa Rica.

O problema começou quando as primeiras levas de imigrantes entraram na Nicarágua. O governo ordenou que policiais e soldados não apenas os detessem mas também os mandassem de volta para a Costa Rica, de ônibus. Agora, a Nicarágua fechou suas fronteiras.

O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, amenizou as preocupações dos imigrantes afirmando que não irá mandá-los de volta à Cuba — o aviso foi feito por meio de um canal no YouTube na última quarta-feira (9).

— Muitos de vocês estão se questionando se o governo pretende negociar o retorno forçado de vocês à Cuba. Isso não vai acontecer, eu não vou fazer isso.

O presidente também criticou a decisão da Nicarágua de bloquear a entrada dos cubanos.

— Isso foi certamente um ato retrógrado do governo da Nicarágua, eu realmente não compreendo por quê lhes foi negado o trânsito livre pelo território. Essa atitude, na minha opinião, barra o espírito de integração e fraternidade da America Central. Isso também constitui, para mim, uma situação muito triste, de desunião.

A maioria dos cubanos afirmam que são gratos ao governo da Costa Rica, mas ainda querem continuar sua jornada para o norte, como contou um dos imigrantes em San Ramon, Ivan Oliva.

— Nós queremos agradecer à Costa Rica por tudo que o país tem feito por nós: a ajuda às crianças, aos idosos e às grávidas. Mas não queremos ficar por aqui. Queremos chegar aos EUA.

O governo da Nicarágua acusou a Costa Rica de gerar uma crise por violentar tratados e fronteiras. O país replicou, afirmando que não é a origem da situação e sim o simples fato de que os imigrantes precisam ser protegidos.

NOTICIAS R7

Última actualización el Miércoles, 23 de Diciembre de 2015 13:13
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...