Se calientan las calles en el oriente de la Isla y el régimen militariza Santiago de Cuba

Los cubanos han vuelto a tomar las calles para protestar ante la ...

Asesinatos, amenazas y violencia en México a dos semanas de las elecciones

A pesar de la negativa del Gobierno a reconocer la violencia creciente ...

María Corina Machado y Edmundo González encabezaron una multitudinaria movilización en Aragua de car

La oposición venezolana sigue desafiando a la dictadura de Nicolás Maduro, pese ...

Visita de Putin a China. El juego de Xi Jinping: más sutil que Vladimir Putin pero igual de perturba

Dos años después de que Xi Jinping declarara una asociación «sin límites» con Vladimir ...

O padre que desafia o regime cubano: 'É impossível ser sacerdote em Cuba sem dizer o que acontece aq

Quando lhe disseram que não poderia celebrar a tradicional procissão da Semana Santa, el...

PF indicia Lula, Marisa e mais três na investigação do triplex em Guarujá PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 27 de Agosto de 2016 11:00

Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula, a mulher dele, Marisa Letícia, e ex-dirigentes da empreiteira OAS na investigação sobre o triplex em Guarujá.

Resultado de imagem para PF indicia Lula, Marisa e mais três na investigação do triplex em Guarujá

O ex-presidente Lula foi indiciado pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Marisa Letícia, corrupção e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal também indiciou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-executivo da OAS Paulo Gordilho e o ex-presidente da empreiteira Léo Pinheiro, já condenado na Lava Jato.

 

A conclusão dos investigadores é a de que "Lula e Marisa foram beneficiários de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram mais R$ 2,4 milhões, referentes às obras de reforma no apartamento do edifício Solaris, o triplex de Guarujá, bem como no custeio de armazenagem de bens do casal”.

Os policiais analisaram documentos, contratos e trocas de mensagens encontradas em celulares apreendidos. Várias mensagens foram ao longo de 2014. Numa delas, Paulo Gordilho diz a Léo Pinheiro: “O projeto da cozinha do chefe está pronto. Se marcar com a madame pode ser na hora que quiser”.

Léo Pinheiro responde: “Amanhã às 19 horas. Seria bom também ver se o de Guarujá está pronto”. E Paulo Gordilho fala: “Guarujá também está pronto”.

Os investigadores afirmam que "os termos ‘chefe’ e ‘madame’ são referências a Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia".

Fotos incluídas no relatório mostram que Lula visitou o triplex em Guarujá, acompanhado de Léo Pinheiro.   

A Polícia Federal também afirma que o ex-presidente da OAS pagou vantagem indevida a Lula quando a empreiteira arcou com as despesas do armazenamento do acervo presidencial a um custo de R$ 1,3 milhão. Agora, o relatório vai para o Ministério Público Federal, que pode ou não apresentar uma denúncia à Justiça.

O Instituto Lula e o advogado do ex-presidente classificaram o relatório da Polícia Federal como uma peça de ficção, afirmaram que Lula não é e nunca foi dono do apartamento investigado e que não há prova ou indício de envolvimento do ex-presidente nos desvios da Petrobras.

O advogado do ex-presidente afirmou que o apartamento pertence à OAS, que a construtora é a única beneficiária das melhorias, que não houve crime de corrupção passiva porque Lula já não era presidente em 2014 e porque dona Marisa Letícia nunca foi funcionária pública.

Segundo o advogado, não houve comprovação de que eles tenham recebido dinheiro desviado da Petrobras. Ele negou que Lula tenha participado da contratação para o armazenamento do acervo presidencial.

A defesa de Paulo Okamotto afirmou que não existe vantagem ilícita e nenhum crime na contribuição para manutenção do acervo presidencial e que o acervo é privado e de interesse público e que cabe ao instituto a manutenção desse acervo.

As defesas da OAS e de Leo Pinheiro não quiseram comentar. O Jornal Nacional não conseguiu contato com Paulo Gordilho.

GLOBO.COM

Última actualización el Lunes, 29 de Agosto de 2016 10:39
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...