Se calientan las calles en el oriente de la Isla y el régimen militariza Santiago de Cuba

Los cubanos han vuelto a tomar las calles para protestar ante la ...

Asesinatos, amenazas y violencia en México a dos semanas de las elecciones

A pesar de la negativa del Gobierno a reconocer la violencia creciente ...

María Corina Machado y Edmundo González encabezaron una multitudinaria movilización en Aragua de car

La oposición venezolana sigue desafiando a la dictadura de Nicolás Maduro, pese ...

Visita de Putin a China. El juego de Xi Jinping: más sutil que Vladimir Putin pero igual de perturba

Dos años después de que Xi Jinping declarara una asociación «sin límites» con Vladimir ...

O padre que desafia o regime cubano: 'É impossível ser sacerdote em Cuba sem dizer o que acontece aq

Quando lhe disseram que não poderia celebrar a tradicional procissão da Semana Santa, el...

TEMER: PRISÃO DE LULA TRARIA INSTABILIDADE PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 15 de Noviembre de 2016 11:35

Em entrevista  Roda Viva da TV Cultura na noite de ontem, o presidente Michel Temer afirmou que uma eventual prisão do ex-presidente Lula traria instabilidade ao Brasil devido à ação de movimentos sociais. No programa, Temer não condenou a possibilidade de uma lei de anistia do caixa dois das campanhas eleitorais.

Beto Barata

Convenientemente "esquecendo-se" que tem poder de veto sobre a matéria, Temer afirmou que a questão era uma "decisão do Congresso". Já sobre a ação de estudantes, que ocupam instituições em protesto contra a possibilidade de deterioração ainda maior da educação, o peemedebista afirmou que "lamenta muito", ressaltando que os protestos seriam simplesmente "físicos" e sem conteúdo argumentativo.

 

"Os movimentos, eu admito perfeitamente os movimentos. Lamento por eles", disse o presidente.

Temer disse que uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia causar instabilidade no país devido à ação dos movimentos sociais.

"O que espero, e acho que seria útil ao país, é que, se houver acusações contra o ex-presidente Lula, que elas sejam processadas com naturalidade. Aí você me pergunta: “Se Lula for preso causa problema para o país?” Acho que causa. Haverá movimentos sociais. E toda vez que você tem um movimento de contestação a uma decisão do Judiciário, pode criar uma instabilidade."

Apesar do time de entrevistadores amigável a seu governo —Ricardo Noblat, colunista de O Globo; Eliane Cantanhêde, colunista do Estado de S. Paulo; Sérgio Dávila, edito executivo da Folha de S. Paulo; João Caminoto, diretor de jornalismo do Grupo Estado; e William Corrêa, coordenador geral de jornalismo da TV Cultura— Temer não conseguiu disfarçar seu pouco apreço pelas reivindicações da população. Além de condenar os estudantes, Temer também garantiu sua intenção de começar o quanto antes a mexer na Previdência.

Segundo o presidente, o texto que trata da Reforma da Previdência já está formatado e será encaminhado ao Congresso ainda neste ano, logo após a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição que congela os gastos públicos por 20 anos. Temer disse que haverá debate com as centrais sindicais —cujo apoio ele tem tentado comprar através de cargos no governo e verbas em convênios— e de uma campanha para o "esclarecimento público" sobre a necessidade da reforma.

Corrupção

Com seu nome circulando em delações da Lava Jato, Temer negou ter cometido irregularidades. Segundo o presidente, seu encontro com Marcelo Odebrecht no Palácio do Jaburu, foi feito porque o empreiteiro —preso há mais de um ano no Paraná e prestes a comandar a maior delação premiada da história do Brasil— queria contribuir com as campanhas do PMDB- As doações, que somam R$ 10 milhões, porém, teriam sido feitas dentro da legalidade e declaradas à Justiça Eleitoral.

Questionado por Ricardo Noblat sobre o que pensava sobre uma possível anistia dos deputados ao caixa dois —prática que, apesar de ser considerada ilegal, não está claramente previsto na legislação e as punições à prática são feitas com base no artigo do Código Eleitoral que pune diversos tipos de omissão em documentos eleitorais— o presidente se esquivou, jogando a responsabilidade sobre o Congresso.

Temer afirmou que este seria um assunto que deve ser tratado pelo Congresso. Como presidente, no entanto, ele tem poder de veto sobre projetos de lei aprovados no Legislativo.

"Esta é uma decisão do Congresso, eu não posso interferir nisso. Se eu disser uma coisa ou outra vão dizer que eu estou defendendo", disse.

Cheque

Apesar do clima de pânico no Planalto sobre o cheque nominal de R$ 1 milhão que recebeu da Andrade Gutierrez durante a campanha de 2014 —em análise no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer—, o presidente se disse tranquilo e reafirmou, contra todas as evidências, a separação das contas de sua campanha e das de Dilma Rousseff na chapa vitoriosa em 2014.

"Esse cheque é de uma conta do PMDB, assinado pelo PMDB, nominal à candidatura do vice-presidente. No TSE, não tenho preocupação quanto a isso. Evidentemente, respeito as instituições, se um dia o TSE disser: “O Temer tem que sair”. Mas, claro, tem recursos e mais recursos.

BRASIL1247

Última actualización el Viernes, 18 de Noviembre de 2016 13:31
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...