EEUU responde NO a cubanoamericanos que reclaman a Biden 'normalizar' las relaciones con la dictadur

Un funcionario del Departamento de Estado de Estados Unidos dijo que Washington da ...

Catástrofe climática en Rio Grande do Sul, Brasil

Las devastadoras imágenes de las inundaciones en el sur de Brasil no ...

Persecución contra la prensa en Venezuela: la dictadura chavista acusó a periodistas de ArmandoInfo

El fiscal general de Venezuela, el chavista Tarek William Saab, acusó este ...

AstraZeneca retirará su vacuna contra el COVID-19 a nivel mundial. Peligro de coágulos

La farmacéutica anglo-sueca AstraZeneca está retirando su vacuna COVID-19 en todo el ...

Tragédia no Rio Grande do Sul chega a 100 mortos; 230 mil deixaram suas casas

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul continua ...

Parlamento da Venezuela aprova acordo para responsabilizar Maduro pela crise PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 15 de Diciembre de 2016 12:20

A Assembleia Nacional da Venezuela (AN, parlamento) aprovou nesta terça-feira, com o majoritário voto opositor e à revelia do chavismo, um acordo para responsabilizar o presidente Nicolás Maduro pela ruptura da ordem constitucional no país e a consequente crise política, social e econômica.

Resultado de imagem para Parlamento da Venezuela aprova acordo para responsabilizar Maduro pela crise

"Estamos de acordo em declarar a responsabilidade política do presidente da República pela grave ruptura da ordem constitucional e democrática, a violação de direitos humanos e a devastação das bases econômicas e sociais da nação", diz o acordo aprovado hoje pela bancada opositora.


O acordo foi aprovado depois que os deputados opositores expuseram múltiplos argumentos contra o presidente e depois que a bancada chavista se negou a participar do debate.

No documento se aprova, além disso, o encaminhamento da questão ao Poder Cidadão para que trate as ações dirigidas a tornar efetiva esta responsabilidade e ao Ministério Público para que examine os fatos expostos e se pronuncie sobre a procedência de solicitar um "antejulgamento de mérito contra o presidente".

Os deputados também decidiram continuar a investigação "sobre a possível existência de elementos para declarar o abandono do cargo na presidência" e "ratificar o compromisso com a restituição da ordem constitucional".

Além disso, se aprovou ratificar a decisão da bancada opositora de comparecer às instâncias internacionais competentes "para denunciar as violações a direitos humanos (...) em cujo cometimento o presidente da República teve papel protagonista".

O acordo recolhe uma longa lista de considerações e argumentos para declarar a responsabilidade de Maduro entre os quais se expõem, não só a "grave alteração da ordem democrática" e a "violação dos direitos humanos", mas também por ter "consumado a supressão da separação de poderes".

Além disso, critica o fato de que Maduro "governa desde 14 de janeiro do 2016 graças a um estado de exceção declarado e prorrogado à margem da Constituição sem a aprovação da AN, o qual foi cerceando progressivamente atribuições parlamentares irrevogáveis e vulnerou direitos fundamentais".

O governante também é assinalado por comparecer "sistematicamente" à Sala Constitucional do Supremo "para impedir com critérios políticos a entrada em vigência de leis sancionadas pela AN que teriam contribuído para solucionar os problemas do país".

Também se atribui ao presidente a responsabilidade pela crise econômica e financeira do país "que levou o déficit fiscal até níveis que não se pode financiar por vias ordinárias, tendo o governo que recorrer ao perigoso mecanismo da impressão de dinheiro por parte do Banco Central da Venezuela".

Tudo isso, segundo o texto, derivou em uma pronunciada desvalorização do bolívar e elevadas taxas de inflação que castigam as receitas dos venezuelanos.

 

UOL.COM.BR (efe)

Última actualización el Domingo, 18 de Diciembre de 2016 14:08
 

Add comment


Security code
Refresh

La industria turística cubana, empantana

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Los pobres resultados alcanzados por la industria turística cubana en los primeros tres meses del año auguran otro año de estancamiento en el sector que lo mantiene a la zaga en...

Raúl Castro 'El Cruel' y sus complejos

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.- Raúl Castro actúa de manera cada vez más irresponsable y cruel. Quiere que el final del régimen que lleva su apellido tenga un final traumático, no civilizado. Se...

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...