Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Dois atentados terroristas do Estado Islâmico em Teerã deixam 13 mortos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 08 de Junio de 2017 10:30

 

Homens armados e suicidas atacaram nesta quarta-feira o Parlamento e o mausoléu do aiatolá Khomeini, provocando ao menos 13 mortos e 46 feridos. À noite, em uma primeira reação oficial, o presidente iraniano, Hassan Rohani, clamou pela "unidade e cooperação regional e internacional" contra o terrorismo, em um comunicado publicado na página da Presidência na internet.
Resultado de imagem para atentados terroristas en teran
Já Ali Khamenei, guia supremo iraniano, minimizou o impacto dos primeiros atentados do Estado Islâmico em Teerã que deixaram 13 mortos nesta quarta-feira, ao mesmo tempo em que o presidente americano, Donald Trump, afirmou que "quem apoia o terrorismo se expõe a ser sua vítima".

Segundo ele, "aqueles que desejam mal ao Irã (...) recrutaram elementos reacionários e takfiris (nome dado no Irã aos grupos extremistas islâmicos) para tentar esconder seus fracassos regionais e fazer esquecer o descontentamento em sua própria sociedade".

Ele, no entanto, não citou os Estados Unidos e a Arábia Saudita, como fez mais cedo a Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime, que denunciou o "envolvimento" desses dois países nos atentados.
Por sua vez, o guia supremo Ali Khamenei garantiu que estes ataques não terão nenhum efeito na determinação do povo iraniano, durante recepção de estudantes em Teerã, segundo sua página na internet.
Desde Washington, Trump disse em um breve comunicado que reza pelas "vítimas inocentes" dos ataques, mas comentou que "os Estados que apoiam o terrorismo se arriscam a se tornar vítimas do mal que promovem".

Os atentados cometidos de modo quase simultâneo contra dois locais altamente simbólicos não têm precedentes na capital iraniana. Eles deixaram 13 mortos, segundo um balanço atualizado pela agência Isna, e ao menos 46 feridos.

Os ataques demoraram várias horas, mas as forças da ordem controlaram a situação, informou o ministério do Interior, segundo o qual os seis atacantes morreram.

O primeiro grupo, que atacou o mausoléu, "era composto de duas pessoas: a primeira, que se fez explodir nos jardins do mausoléu, e a segunda foi abatida pelas forças de ordem", acrescentou.

Segundo o Parlamento, foram quatro os atacantes que alvejaram o Parlamento. Dois se imolaram e outros dois foram abatidos pelas forças de segurança.

Os atacantes do Parlamento tinham entre "20 e 25 anos", declarou à agência Fars Mohamad Hosein Nejat, chefe adjunto dos serviços de Inteligência dos Guardiões da Revolução.

Vingança

Os Guardiões da Revolução acusaram em um comunicado os Estados Unidos e a Arábia Saudita de envolvimento nos atentados em Teerã, considerando que a "ação terrorista após o encontro do presidente dos Estados Unidos com o chefe de um dos governos reacionários da região, que sempre apoiou os terroristas, é repleta de significado e a reivindicação pelo Daesh (grupo Estado Islâmico) mostra que estão envolvidos".

"A Guarda Revolucionária sempre provou que jamais deixa de vingar o sangue de inocentes", ressalta o comunicado do exército de elite.
Os atacantes que irromperam no Parlamento estavam vestidos de mulher, segundo o vice-ministro do Interior, Hossein Zolfagari.

Esta foi a primeira vez que o EI comete atentados em Teerã, onde os últimos ataques aconteceram nos anos 2000, executados em sua maioria pela organização armada Mujahedines do Povo.
O Irã, ao lado da Rússia, apoia o regime sírio em sua luta contra os grupos rebeldes e extremistas.

Segundo o ministério dos serviços secretos, outro grupo de "terroristas" foi neutralizado em Teerã antes de passar para a ação.
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, afirmou que os atentados "reforçarão a determinação dos iranianos de lutar contra o terrorismo".

Após os atentados, a Rússia, aliada do Irã no Oriente Médio, condenou os ataques e pediu coordenação na luta antiterrorista.
"Estes atos de terrorismo merecem a mais dura condenação. Estes ataques põem e destaque a necessidade de coordenar a luta antiterrorista, sobretudo contra o Estado Islâmico", declarou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.

O Irã, juntamente com a Rússia, apoia o regime sírio em sua luta contra os grupos rebeldes e os extremistas. Damasco e Bagdá denunciaram estes ataques, assim como Estados Unidos, França e Alemanha.

Células desmanteladas

Os últimos ataques em Teerã remontavam aos anos 2000, praticados em sua maioria pela organização armada dos Mujahedines do Povo.
As forças de segurança iranianas afirmaram que nos dois últimos anos desmantelaram várias células do EI no Irã que preparavam atentados.
O EI publicou em março um vídeo em persa dizendo que o grupo ia "conquistar o Irã e devolvê-lo à nação muçulmana sunita", matando os xiitas.

Embora regiões próximas às fronteiras com o Iraque, o Afeganistão e o Paquistão tenham sido atacadas pelos grupos extremistas extremistas, entre eles o EI, os grandes centros urbanos se mantiveram à margem destes atentados até agora.

 

DIARIO DE PERNANBUCO

Última actualización el Domingo, 11 de Junio de 2017 13:45
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...