Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Câmara dos Deputados decide futuro de Temer nesta quarta PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 02 de Agosto de 2017 14:03

O plenário da Câmara dos Deputados começa a votar nesta quarta-feira (2) a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. A sessão está marcada para começar às 9h.

Resultado de imagem para Câmara dos Deputados decide futuro de Temer nesta quarta

O mandatário foi denunciado pelo crime de corrupção passiva e o início do processo foi realizado ontem (1) com a leitura do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após uma série de mudanças de representantes na comissão, Temer conseguiu aprovar um texto com o pedido de rejeição da denúncia.

 

Temer foi denunciado pela PGR no âmbito da Operação Lava Jato. O mandatário foi gravado conversando com o dono do grupo J&F, Joesley Batista, sobre questões envolvendo a operação e ao pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

A defesa de Temer, por sua vez, diz que não há nada de irregular na conversa e defende a inocência do mandatário.

Para aprovar o andamento do processo serão necessários 342 votos dos 513 deputados para dar andamento ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Análises apontam que o presidente tem cerca de 180 votos de deputados, o que barraria com facilidade a proposta. No entanto, para garantir uma votação favorável, a Presidência anunciou que exonerou 10 ministros que também são deputados para participarem da votação.

Essa é a primeira vez que um presidente brasileiro passará por esse tipo de votação sob a acusação de corrupção. Dilma Rousseff e Fernando Collor, ambos alvos de impeachment, responderam por outros tipos de crimes.

- A sessão: São necessários 52 deputados para dar início à sessão de votação, mas 342 precisam estar presentes no plenário para que a votação seja, efetivamente, iniciada. Os primeiros 25 minutos de trabalhos serão do autor do relatório que pede a rejeição da denúncia, o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).

Após sua fala, o advogado de Temer, Antônio Mariz, também falará por 25 minutos. Após o defensor, quatro deputados - dois contrários à denúncia e dois a favor - terão direito a fazer um discurso.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o regimento interno da Casa prevê que 257 deputados podem votar e optar por encerrar a fase de discursos. No entanto, a oposição pode obstruir essa parte e causar uma certa confusão no processo.

Após essa fase, então, espera-se que o plenário atinja o quórum mínimo para iniciar o voto em si. Cada deputado fará um voto nominal, dizendo se vota sim ou não ou se abstém. Também neste momento poderá haver polêmica porque a oposição não concorda com Maia sobre essa questão. Os opositores querem o direito de explicar o porquê de seu voto; o presidente diz que tem que ser "sim ou não".

- Processo: Se a denúncia for aceita, o caso então vai para o STF. Entre os 11 magistrados, haverá uma nova votação para verificar se Temer virará réu ou não. Caso a denúncia seja admitida, o presidente será afastado por 180 dias da Presidência e será substituído interinamente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nesses 180 dias, os juízes precisarão definir o veredicto contra o mandatário. Se ele for condenado, Maia terá 30 dias para convocar eleições indiretas para a Presidência, que será cumprida até 2018, quando estão programadas eleições diretas.

- Protestos: Ao menos três rodovias de São Paulo amanheceram com interdições feitas por manifestantes contrários ao presidente Temer.

Pouco antes das 7h, a rodovia Anchieta (no km 23), a Régis Bittencourt e a Dutra tiveram o trânsito parcialmente interrompido pelos protestos e objetos foram queimados na pista.

JORNAL DO BRASIL

Última actualización el Jueves, 03 de Agosto de 2017 19:14
 

Add comment


Security code
Refresh

'Corriente y comida' también es 'Patria

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.- Es difícil encontrar una revolución de esas que han cambiado el destino de una nación o de la humanidad toda, que no haya cuajado a partir del infortunio económico ag...

El rescate ruso de Cuba se evapora

Indicado en la materia

Por EMILIO MORALES.- Mientras Cuba se apaga, las esperanzas sembradas por el PCC de un rescate financiero ruso a raíz del anuncio de que Cuba adoptaría el modelo ruso, se han desinflado a la...

Raúl Castro: el general en su derrota

Indicado en la materia

Por RAFAELA CRUZ.-  Si se mezcla cobardía patológica con nulidad intelectual se obtiene un Raúl Castro. Lo de este general con más estrellas en la charretera que tiros disparados en combate —s...

En Cuba sí que hay una crisis humanitari

Indicado en la materia

Por ROBERTO ÁLVAREZ QUIÑONES.-  ¿Cuál es la definición internacional de crisis humanitaria? Con total exactitud no hay ninguna. El consenso en Naciones Unidas y entre los expertos es que hay una crisis hu...

La “Revolución Cubana”, un bodrio carent

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Todo lo mal hecho se justifica en la Cuba de los hermanos Castro como siendo producto de lo que la dictadura llama “bloqueo imperialista” de los Estados Un...

La llamada “Revolución Cubana” fracasó

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  No solamente la “Revolución Cubana” fracasó, como que es una verdadera vergüenza que hombres que tuvieron el coraje de alzarse en armas contra una dictadura política (si ...

Cuba: La isla de los sueños traicionados

Indicado en la materia

Por Jorge Hernández Fonseca.-  Existe en la Cuba castrista actual una decisión firme: cambiar su régimen económicamente socialista y estatista, a un régimen capitalista mafioso estilo ruso. Será capitalista porque se re...