Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Notícias: Brasil
Lula é indiciado mais uma vez na Lava Jato por corrupção PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 13 de Diciembre de 2016 11:36

Polícia Federal indiciou mais uma vez o ex-presidente Lula na Lava Jato, por corrupção. Esse indiciamento tem duas frentes de investigação.

Resultado de imagem para Lula é indiciado mais uma vez na Lava Jato por corrupção

Os delegados apuram se o ex-presidente recebeu da Odebrecht um terreno onde seria construída a sede do Instituto Lula e também investigam a compra e locação de um imóvel em São Bernardo do Campo que está em nome de Glaucos da Costa Marques. Glaucos é primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. A cobertura teria custado R$ 503 mil e fica no mesmo prédio onde Lula mora.

Última actualización el Viernes, 16 de Diciembre de 2016 13:37
 
Oposição na Venezuela anuncia regresso aos protestos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 08 de Diciembre de 2016 11:30

A oposição venezuelana anunciou que não aceita a proposta do Vaticano para ser retomado o diálogo com o Governo a 13 de janeiro e que vai voltar aos protestos.

Manifestação em San Cristobal, Venezuela, para exigir referendo que visa a destituição do presidente Nicolas Maduro, 26 de outubro de 2016

"Enquanto não se cumprirem os acordos nós não vamos estar em nenhum espaço [de diálogo]", disse o secretário da Mesa de Unidade Democrática (MUD), a aliança que junta a oposição, durante uma conferência de imprensa em Caracas, aqui citada pela Lusa.

Última actualización el Miércoles, 14 de Diciembre de 2016 11:37
 
Cuba prepara-se para líder de nova geração PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 08 de Diciembre de 2016 11:34

Um Richard Geere das Caraíbas. Além das parecenças com o ator norte-americano, Miguel Díaz-Canel, primeiro vice-presidente de Cuba, surge como o mais provável sucessor dos irmãos Castro na liderança de Cuba.

Uma coisa é dada como certa: o futuro presidente será alguém nascido já após a revolução de 1959. Caso, como o anunciou em tempos, Raúl Castro, hoje com 85 anos, cumpra a promessa de se afastar em fevereiro de 2018, no próximo congresso do Partido Comunista. Mesmo que se possa manter como líder partidário.

Díaz-Canel tem 56 anos. É um engenheiro eletrónico, discreto, que não veste uniforme militar. Prefere jeans ou um simples fato. Não tem os dotes oratórios de Fidel Castro, nem o traquejo entre os militares de Raúl, mas também não caiu do céu para chegar onde agora está.

O camarada Díaz-Canel não é um novato, nem um improviso", foram as palavras de Raúl Castro quando o designou em 2013 para o segundo cargo político mais importante de Cuba.

Um engenheiro "mais liberto, à partida"

De então para cá, Díaz-Canel tem aparecido em representação do Estado cubano junto dos mais importantes líderes mundiais. Além da presença constante nas exéquias fúnebres de Fidel Castro. E dele se admite que seja mais um sinal de abertura, dentro e fora de fronteiras.

Atualmente, com o desenvolvimento das redes sociais e da internet, proibir algo é quase uma quimera impossível. Não faz sentido", foram palavras em público de Díaz-Canel, que caíram como um sinal de previsível abertura face às restrições que a proliferação da web ainda tem em Cuba.

O engenheiro Díaz-Canel, nascido na província central de Villa Clara, passou a integrar o restrito grupo dos 15 membros do politburo do PC cubano, em 2003. Seis anos depois foi ministro da Educação e desde 2013 tornou-se a segunda figura do Estado como primeiro vice-presidente. Pela carreira surge assim como o delfim do regime.

É um funcionário do Estado, no bom sentido do termo. E parece ser mais liberto. À partida...", sublinha o consultor político e conhecedor da realidade cubana José Paulo Fernandes-Fafe, que recorda ter já havido outros nomes na linha de sucessão que ficaram pelo caminho, caso do "antigo vice-presidente Carlos Lage que praticamente desapareceu".

A escolha de Díaz-Canel surge assim como a mais provável, a 15 meses de Raúl Castro poder abandonar a presidência. Dificilmente, segundo os analistas, a sucessão poderá passar pelos que ainda restam da "velha guarda" revolucionária, casos de José Ramón Machado Ventura, de 86 anos, ou de Ramiro Valdés, de 84 anos, um dos "barbudos" que participou, com Fidel e Raúl, a 26 de julho de 1953 no histórico e fracassado assalto ao Quartel Moncada.

Ele pertence a uma nova geração, educada já na revolução. Sem grandes referências, face ao período anterior. Tem tudo para ser mais pragmático, sobretudo no que toca às relações com os Estados Unidos", salienta Fernandes-Fafe, considerando que o poder cubano deverá também manter um piscar de olhos aos países europeus.

Nos últimos tempos, a Europa tem surgido para Cuba como o contrapeso aos norte-americanos, capaz de evitar, a médio-prazo, uma dependência económica dos Estados Unidos", sustenta o analista.

No jogo de apostas sobre quem será o sucessor dos Castro em Cuba, é certo e sabido que Díaz-Canel terá de saltar vários obstáculos.

Imagem relacionada

De qualquer forma, Díaz-Canel tem concorrentes. Senão à altura, capazes de puxar dos galões, quando chegar a altura. Caso do chefe da diplomacia Bruno Rodríguez Parrilla, de 58 anos, que tem tido um papel importante na aproximação aos Estados Unidos e à Europa. Ou até Marino Murillo, um economista de 55 anos, considerado o mentor das recentes reformas económicas em Cuba.

Última actualización el Domingo, 11 de Diciembre de 2016 13:22
 
Acordo histórico reforça cooperação militar entre Rússia e Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 09 de Diciembre de 2016 13:17

A assinatura ocorreu no final de uma reunião da comissão russo-cubana sobre cooperação comercial, econômica, científica e tecnológica em Havana, na quinta-feira (8). O programa durará até 2020.
Helicóptero russo Mi-35M
Depois das negociações, Dmitry Rogozin, frisou que o programa não tem a ver com fornecimento de equipamentos ou armamentos.  "Uma vez que a Rússia já há bastante tempo que aplica o método de programação por objetivos em questões de defesa, nós temos nossa própria metodologia, temos especialistas que sabem como garantir o planejamento de curto prazo.

Última actualización el Jueves, 15 de Diciembre de 2016 12:23
 
Lula fica zangado pela nova acusacao do Ministerio Publico PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 11 de Diciembre de 2016 13:17

Em sua primeira manifestação - sem contar as feitas por meio de seus advogados - após a denúncia feita contra ele pelo Ministério Público no âmbito da Operação Zelotes, o ex-presidente Lula mostrou indignação em entrevista ao jornalista Fernando Morais, do site Nocaute. O filho dele Luís Cláudio Lula da Silva e mais duas pessoas também foram denunciadas.

Fernando Frazão/Agência Brasil

"Eles, os procuradores do Ministério Público, terão que dizer um por um, nome por nome, quem foi que corrompi no Ministério da Aeronáutica, numa empresa estrangeira e no Congresso Nacional", declarou Lula, por telefone, nesta sexta-feira 9 à noite.

Última actualización el Martes, 13 de Diciembre de 2016 11:41
 
«InicioPrev601602603604605606607608609610PróximoFin»

Página 605 de 944