Cuba castrista apoya a Guyana en el reclamo que Venezuela hace de parte del territorio guyanes

Ante la disputado sobre el territorio Esequibo entre Venezuela y Guyana, ha habido ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Notícias: Brasil
O papel do Brasil na crise venezuelana PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 20 de Junio de 2015 11:43

A missão dos parlamentares brasileiros não conseguiu ver o opositor venezuelano preso Leopoldo López —assim como já havia ocorrido com o ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González dias antes. Ainda assim, ela se recobre de relevância porque, para os venezuelanos, o Brasil joga papel determinante em sua crise política e econômica interna.


“Essa visita tem implicações bilaterais e multilaterais muito importantes porque o Brasil é um ator central no palco internacional”, disse Milos Alkalay, ex-embaixador da Venezuela no Brasil até 2001, e que acompanhou em sua mais recente viagem de lobby a esse país as esposas de López e do prefeito Antonio Ledezma, Lilian Tintori e Mitzy Capriles.

A visita dos senadores acontece uma semana depois de que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello viajou ao Brasil. Cabello se reuniu com o ex-presidente Lula da Silva que, na época de Chávez, jogava um papel de mediador e conselheiro fundamental do Governo. Cabello também se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff embora, ao que parece, não foi uma visita agendada previamente.

Assim como transcendeu que o Brasil jogou um importante papel sigiloso na aproximação entre Estados Unidos e Cuba, é provável que algo similar possa estar ocorrendo com a Venezuela. Em Caracas chamou a atenção que depois de sua visita ao Brasil, Cabello partiu para o Haiti, onde se reuniu com o alto conselheiro do Departamento de Estado, Thomas Shannon, quem, até o ano passado era embaixador dos Estados Unidos em Brasília, e cuja missão é retomar as relações entre Washington e Caracas.

Além de seus ofícios diplomáticos, o Brasil tem entre seus principais sócios comerciais a Venezuela, país parte do Mercosul, a quem vende 5 bilhões anuais de alimentos, medicamentos e outros produtos. E embora os empresários brasileiros se queixem das dívidas que o governo venezuelano mantém, o país do sul aposta na continuidade do fluxo comercial, pois é um mercado já conquistado, e que no meio de sua própria crise econômica, é uma janela comercial que não quer perder

PAIS; ESPANHA

Última actualización el Sábado, 20 de Junio de 2015 20:42
 
Cuba e UE avançam em acordo comercial, mas divergem no 'diálogo político' PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 18 de Junio de 2015 12:17

Cuba e a União Europeia (UE) registraram avanços no comércio e na cooperação, mas persistem as "divergências" quanto ao diálogo político, que inclui a espinhosa questão dos direitos fundamentais, ao final de uma "produtiva" quarta rodada de negociações, concluída na terça-feira em Bruxelas. "Analisamos todas as áreas de cooperação e comércio (...) com bons progressos. Temos um acordo geral sobre o capítulo da cooperação, que é o maior do acordo futuro", indicou uma fonte europeia nesta quarta-feira.

Última actualización el Sábado, 20 de Junio de 2015 11:45
 
Diosdado Cabelho negócia com EEUU em Haiti PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Lunes, 15 de Junio de 2015 11:03

Uma delegação formada por funcionários de alto escalão dos governos de Venezuela (Diosdado Cabello) e Estados Unidos (Tom Shannon) se reuniu no Haiti, informou a chanceler venezuelana, Delcy Rodriguez, neste domingo (14). O processo é uma tentativa de aproximação dos países que tentam reconstruir suas conturbadas relações. "Realizamos uma reunião de trabalho no Haiti com o comissário Tom Shannon e uma delegação norte-americana a caminho de normalizarmos as relações", informou a chanceler venezuelana por meio de sua conta no Twitter, na madrugada deste domingo.

Última actualización el Jueves, 18 de Junio de 2015 12:25
 
Hostilizados na Venezuela, senadores abortam missão e cobram Dilma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 19 de Junio de 2015 12:01

Uma comitiva de políticos brasileiros liderada pelo ex-candidato presidencial Aécio Neves visitou nesta quinta-feira Caracas com a intenção de ir do aeroporto até o presídio de Ramo Verde, onde permanece preso o oposicionista Leopoldo López. Os parlamentares tiveram que abortar duas vezes a missão porque se depararam com uma estrada bloqueada e, segundo denunciaram nas redes sociais, durante o caminho sofreram o assédio de manifestantes chavistas que se opunham à expedição. Horas depois de chegarem, os políticos anunciaram a intenção de regressar ao Brasil.

Última actualización el Sábado, 20 de Junio de 2015 15:27
 
O muro que divide o PT PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 16 de Junio de 2015 11:20

Há um muro que divide o PT. Ao mesmo tempo em que tenta se reaproximar de seus militantes e eleitores, lideranças petistas desenham um diagnóstico sobre a situação da legenda que se distancia do que pensam e querem muitos de seus filiados. O fosso entre os dois grupos era claro no V Congresso Nacional e se tornou concreto no documento final do encontro, que poupou críticas ao Governo Dilma Rousseff.

Última actualización el Viernes, 19 de Junio de 2015 12:06
 
«InicioPrev691692693694695696697698699700PróximoFin»

Página 695 de 944