Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Notícias: Brasil
Acercamento: EUA enviam funcionário de saúde para reunião sobre ebola em Cuba PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 31 de Octubre de 2014 02:08

EUA e Cuba participam, desde quarta-feira, 29 de outubro, de uma reunião técnica em Havana para elaborar medidas contra a propagação do ebola nas Américas.

Foto: Ismael Francisco/ CubaDebate

Esse encontro de dois dias é uma cooperação sem precedentes entre os países, rompidos desde a Guerra Fria. Também participam o Canadá, 29 nações da América Latina e do Caribe e a OMS.  Cuba já enviou 256 médicos e enfermeiros aos países africanos mais afetados pelo vírus, uma medida que foi elogiada publicamente por John Kerry, o secretário de Estado americano.

Última actualización el Viernes, 31 de Octubre de 2014 10:08
 
Câmara derruba conselhos de participação popular e impõe derrota a Dilma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 29 de Octubre de 2014 11:33

Câmara dos Deputados derrubou na noite de terça-feira um decreto do Executivo estabelecendo que órgãos da administração pública teriam de levar em conta instâncias e mecanismos de participação social, como conselhos populares, impondo a primeira derrota à presidente Dilma Rousseff no Congresso após a reeleição.

A oposição contou com o apoio de partidos da base aliada do governo, como PMDB e PP, para derrubar o decreto editado por Dilma que instituía a Política Nacional de Participação Social, informou a Agência Câmara Notícias.

Parlamentares que votaram a favor do projeto do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), contra os conselhos populares alegaram que a norma invade as prerrogativas do Congresso. A oposição chegou a ameaçar obstruir qualquer outra votação na Câmara até que a proposta que suspende os efeitos do decreto fosse votada.

A base do governo, segundo o qual o decreto amplia a participação popular e em nada fere a Constituição, tentou obstruir a votação na noite passada por meio de manobras regimentais, com apresentação de requerimentos, mas não conseguiu evitar que a votação fosse realizada.

Um dos pontos de desagrado aos parlamentares que se opuseram ao decreto é o poder dado ao secretário-geral da Presidência de indicar os integrantes das instâncias e definir a forma de participação.

publicidade

A derrubada do decreto representa uma derrota para Dilma na primeira votação importante no Congresso após a eleição de domingo, em que derrotou o candidato do PSDB, Aécio Neves, com o placar mais apertado de uma eleição presidencial desde a redemocratização.

TERRA/REUTERS

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Última actualización el Jueves, 30 de Octubre de 2014 12:04
 
Cuba autoriza construção de primeira igreja católica em 55 anos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 29 de Octubre de 2014 00:29

A Igreja Católica anunciou que Cuba permitiu a construção da primeira nova igreja do país em 55 anos. Analistas dizem que esse é um sinal da melhora nas relações entre o Vaticano e o governo comunista cubano.

A igreja está sendo financiada por doações de católicos de Tampa, na Flórida, e será construída na cidade de Sandino, na província ocidental de Pinar del Rio.

A publicação católica “Christian Life” diz que ela terá espaço para 200 pessoas.

A Igreja Católica Cubana teve relações tensas com o governo durante muitos anos após a revolução de 1959, mas elas tem melhorado lentamente nos últimos anos.

Os papas João Paulo II e Bento XVI visitaram a ilha, o governo reconheceu o feriado de Natal e passou a autorizar que missas e homilias fossem transmitidas pela mídia oficial.

 
Deshumano: Cuba decide que seus médicos não serão repatriados X contágio o morte por ebola na África PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 28 de Octubre de 2014 23:46

Os doutores e enfermeiros que formam a equipe médica cubana que viajou para a África para combater a epidemia de ebola não regressarão à ilha para tratamento caso se contagiem com o vírus, segundo explicou à CNN o representante em Cuba da Organização Mundial da Saúde (OMS), José Luis di Fabio.

Os profissionais de saúde cubanos trabalharão sob supervisão da OMS. Cada um deles recebeu um treinamento de três semanas em hospitais de campanha instalados nos pátios do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Cuba, cujo diretor, Jorge Pérez, também confirmou ontem à agência Reuters o acordo de não repatriação em caso de contágio.

Última actualización el Viernes, 31 de Octubre de 2014 02:17
 
STF determina que José Dirceu termine de cumprir pena em casa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 29 de Octubre de 2014 00:08

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu foi autorizado a terminar de cumprir em casa sua pena de 7 anos e 11 meses de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão. A decisão foi anunciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, nesta terça-feira (28).

Alan Sampaio / iG Brasília

Ex-ministro da Casa Civil é fotografado em seu primeiro dia de trabalho no semiaberto, em julho

Desde a segunda-feira da semana passada, Dirceu já tinha condições de fazer sua progressão de pena do regime semiaberto, ao qual ele está atualmente, para o regime aberto. Preso desde o dia 15 de novembro do ano passado, Dirceu somente iria progredir para o regime aberto em março do ano que vem, mas ele conseguiu descontar 142 dias de pena em função de cursos feitos na prisão, leituras e do trabalho que ele vem exercendo em um escritório de advocacia de Brasília.

Leia mais:
José Dirceu pode deixar prisão e dormir em casa a partir da próxima semana

Apesar da autorização do ministro Barroso, a progressão de pena somente se dará na próxima semana, quando Dirceu terá uma audiência na Vara de Execuções Penais de Brasília para saber detalhes de como será o cumprimento de pena a partir de agora.

Atualmente, o ex-ministro-chefe da Casa Civil dorme na Centro de Progressão Penitenciária, uma unidade de cumprimento de regime semiaberto e passa o dia trabalhando em um escritório de advocacia no Centro de Brasília. Com a mudança de regime, Dirceu continuará trabalhando no escritório mas poderá dormir em casa. A tendência é que ele não seja monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

IG.COM.BR

Última actualización el Jueves, 30 de Octubre de 2014 11:58
 
«InicioPrev731732733734735736737738739740PróximoFin»

Página 739 de 944