"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Para cientistas políticos, queda de Marina se deve a propaganda negativa contra ela PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 27 de Septiembre de 2014 11:22

A queda da candidata do PSB, Marina Silva, nas pesquisas se deve à campanha negativa feita contra ela pelas candidaturas da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e do tucano Aécio Neves. É o que afirmam especialistas ouvidos pelo GLOBO. A nove dias para a eleição, Dilma ampliou para 13 pontos a vantagem sobre sua principal adversária. Se a eleição fosse hoje, a candidata petista teria 40% das intenções de voto, contra 27 % de Marina, segundo levantamento do Datafolha divulgado nesta sexta-feira. O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) oscilou positivamente um ponto e aparece com 18% das intenções de voto. O número de eleitores que não sabem em quem votar oscilou de 7% para 6%. Votos brancos e nulos são 5%.

- Essa campanha negativa produziu efeitos, sobretudo quando Dilma e Aécio mostraram a inconsistência do programa de governo e da sua capacidade de governabilidade de Marina - disse Fernando Antonio Azevedo, cientista político da Universidade Federal de São Carlos.

Para ele, Marina foi beneficiada pela comoção na morte de Eduardo Campos, mas sofreu uma queda brusca logo que começou a ser questionada por seus adversários:

- Historicamente, quem vence o primeiro turno, normalmente ganha a eleição no segundo turno. Salvo mudanças de última hora, é possível afirmar que Dilma conseguirá renovar seu mandato.

Para o professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) Paulo José Cunha, o crescimento de Dilma é resultado da campanha agressiva conduzida pelo PT nas últimas semanas.

- A pesquisa indica que Dilma aumentou sua intenção de voto em cima dos eleitores da Marina, o que significa que a agressividade da campanha da presidente funcionou. É uma campanha discutível do ponto de vista ético, mas conseguiu atingir seu objetivo.

A perda de terreno de Marina principalmente no Nordeste mostra, para Cunha, que o discurso da campanha petista de ameaça de fim do Bolsa Família caso outro candidato vença a eleição está entre os principais fatores para sua recuperação.

- Esse é o eleitorado que mais se sensibiliza com esse discurso do medo.

Cunha destacou uma fragilidade de Marina.

- De todos os candidatos, ela é a que tem maior volume de eleitores volúveis e isso pode explicar também o ritmo da queda dela nas últimas semanas.

Em relação ao segundo turno, o professor acredita que é cedo para fazer prognósticos e que a igualdade de tempo de TV no horário eleitoral entre os candidatos na próxima fase pode mudar o cenário de desvantagem de Marina.

- Eu arrisco dizer que será um jogo muito apertado no segundo turno.

De acordo com o Datafolha, no segundo turno, a presidente teria 47% das intenções de voto, contra 43% de Marina. Na semana passada, a ex-senadora aparecia na frente, com 46% contra 44% da presidente. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, as duas seguem tecnicamente empatadas.

 
PF tenta ouvir Lula sobre mensalão há 7 meses PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 24 de Septiembre de 2014 12:14

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na lista de "convidados a depor" sobre o escândalo do mensalão há sete meses, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. A Policia Federal tenta, sem sucesso, ouvir Lula sobre novas declarações dadas em 2012 pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza.

Segundo o jornal, Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, mas o chamado não se trata de uma intimação. Pessoas próximas ao ex-presidente argumentam que Lula fez chegar à PF, por meio de representantes, o recado de que está disposto a colaborar, mas que teme que o depoimento seja explorado politicamente pelos adversários políticos. Segundo avaliação interna feita na Polícia Federal, uma intimação ao ex-presidente seria exagerada.

Última actualización el Viernes, 26 de Septiembre de 2014 11:12
 
Brasil poderá pressionar Cuba pelos direitos humanos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 23 de Septiembre de 2014 01:09

Não é o quadro atual, já que o atual governo apoia integralmente a ditadura cubana, uma das mais antigas do planeta, mas a possível eleição de Marina Silva (PSB) poderá aproximar o Brasil dos Estados Unidos e colaborar decisivamente com a pressão internacional em prol dos direitos humanos em Cuba, onde pessoas ainda morrem nos cárceres por serem politicamente contrárias aos irmãos Castro.

Questionada, Marina não confirmou continuidade da política do atual governo de apoio a regimes como os de Cuba, China, Venezuela e Irã. Ela disse que “nesses casos o diálogo é essencial. A melhor forma de ajudar o povo cubano é entendendo que eles podem fazer uma transição do regime atual para a democracia, e que nós não precisamos cortar qualquer tipo de relação com eles”.

Última actualización el Jueves, 25 de Septiembre de 2014 23:42
 
A ditadura cubana inícia o processo de autorizar ao povo de comprar mercadurias em moeda cubana, coisa proibida até agora PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 25 de Septiembre de 2014 00:06

Havana - O longo caminho rumo à unificação monetária em Cuba deu um passo fundamental com a aceitação de pesos cubanos na maioria das lojas de varejo do país, nas quais antes só se podia pagar em moeda estrangeira, medida que ainda não resolve o grave problema dos altos preços de bens básicos.

Bandeira de Cuba

"O que me importa se posso pagar em pesos cubanos se o preço continua sendo o mesmo?", lamentou à Agência Efe na saída de um supermercado o aposentado Manuel, de 71 anos, que ainda trabalha como motorista para "engordar" sua pensão.

Última actualización el Sábado, 27 de Septiembre de 2014 00:27
 
Marina critica apropriação de esforço dos brasileiros por mérito ao governo (do PT) PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 25 de Septiembre de 2014 23:37

A candidata  do PSB à Presidência, Marina Silva, voltou a criticar a prática de atribuir a melhoria de vida do brasileiro ao governo (da Dilma Rousseff) e não aos esforços de cada cidadão. Marina chegou às 16h25 desta quinta-feira (25) na sede da Central Única de Favelas (Cufa), em Madureira, na Zona Norte do Rio, para o lançamento do livro "Um país chamado favela", de Celso Athayde, fundador da Cufa, e Renato Meirelles.

A pessebista destacou que tentam se apropriar do esforço das pessoas para "tentar passar a ideia de que tudo que você conquistou foi porque o governo deu, não foi pelo próprio esforço", se referindo a uma pesquisa da Data Favela, citada por Meirelles na ocasião, de que a maioria dos moradores de favela acredita que a vida melhorou nos últimos anos, mas em maior proporção devido ao trabalho formal e até a Deus, enquanto o governo teria ficado com apenas 1% de contribuição para essa melhoria, na opinião deles.

Última actualización el Sábado, 27 de Septiembre de 2014 00:40
 
«InicioPrev741742743744745746747748749750PróximoFin»

Página 750 de 944