Las 78 personalidades cubanas que homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra la dict

Numerosas personalidades de Cuba homenajearon al Parlamento Europeo por sus acciones contra ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Cubana que desistiu do Mais Médicos se muda para os Estados Unidos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 02 de Abril de 2014 01:06

BRASÍLIA - Primeira médica cubana a abandonar o programa Mais Médicos e pedir asilo ao Brasil, Ramona Rodriguez deixou o país nesse final de semana e asilou-se nos Estados Unidos.

Em vídeo, Ramona Rodriguez voltou a criticar as condições de trabalho - Eraldo Peres/AP

De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), onde Ramona trabalhava desde que deixou o programa federal, a médica pediu demissão a semana passada e chegou a Miami, na Flórida, na manhã desta segunda-feira, 31.

Última actualización el Sábado, 05 de Abril de 2014 11:16
 
Médico cubano do Mais Médicos é achado morto em hotel de Brasília PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 01 de Abril de 2014 00:58

Um médico cubano que participa do programa Mais Médicos, do governo federal, foi encontrado morto em um quarto do Hotel Nacional, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (31). A polícia investiga a causa da morte. Há a suspeita de que ele tenha cometido suicídio – um lençol estava enrolado no pescoço dele.

Cortina para fora de quarto de hotel ond emédico cubano foi achado morto nesta segunda (31) em Brasília (Foto: Lucas Salomão/G1)
Cortina para fora de quarto de hotel onde médico cubano foi achado morto nesta segunda (31) em Brasília (Foto: Lucas Salomão/G1)

Peritos da Polícia Civil passaram cerca de uma hora e meia no local. O corpo foi encontrado por uma camareira por volta das 14h. O médico estava encostado em uma janela do quarto onde estava hospedado, que fica no quarto andar do hotel.

Última actualización el Jueves, 03 de Abril de 2014 00:48
 
Passado de Cuba deixa investidores céticos quanto a abertura econômica PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 01 de Abril de 2014 09:03

HAVANA, 31 Mar (Reuters) - Cuba se declarou aberta para negócios com uma nova lei para investimentos estrangeiros, mas o histórico do país --incluindo a prisão de executivos estrangeiros e tentativas de ampliar o controle estatal sobre empresas bem-sucedidas-- faz com que as novas medidas sejam recebidas com ceticismo.

Por Daniel Trotta

A Assembleia Nacional aprovou por unanimidade no sábado uma lei que abre o país a investimentos estrangeiros, embora sem permitir mudanças mais profundas, como a autorização para que empresas contratem mão-de-obra local diretamente e não por intermédio do governo.

Sem acesso ao capital norte-americano por causa do embargo dos EUA, Havana diz necessitar de 2 a 2,5 bilhões de dólares por ano em investimentos estrangeiros diretos para alcançar sua meta de crescer 7 por cento ao ano. Economistas estimam que a cifra atualmente esteja em poucos milhões de dólares por ano, e que o PIB deverá ter uma expansão de apenas 2,2 por cento neste ano.

A nova lei, que entra em vigor em 90 dias, é notável por reduzir pela metade o imposto sobre lucros e eliminar um imposto sobre mão-de-obra, além de conceder isenção de 8 anos a novos investidores no pagamento de impostos sobre o lucro.

Numa economia que sofre de uma crônica carência de investimentos, os estrangeiros estão sendo seduzidos. Entre as áreas mais necessitadas estão agricultura, infraestrutura, açúcar, mineração de níquel, reformas de imóveis e incorporação imobiliária.

A lei é parte de uma série de reformas adotadas pelo presidente Raúl Castro, as quais seriam impensáveis sob o regime do irmão dele, Fidel. Esse parece ser um esforço genuíno para se incorporar à economia global, embora o passado de Cuba no trato com investidores estrangeiros sugira cautela.

"Dado o que sabemos até agora, isso é uma certa melhoria no clima de investimentos, mas alguns obstáculos importantes permanecem. Não saberemos realmente até vermos como é aplicado na prática", disse Richard Feinberg, ex-assessor de segurança nacional do presidente norte-americano Bill Clinton e hoje professor da Universidade da Califórnia, em San Diego.

O governo comunista às vezes deixa propostas de investimento morrerem na estante sem explicação -- caso das negociações com vários grupos para a construção de campos de golfe.

Desde o início das reformas econômicas, em 2011, Cuba fechou mais "joint ventures" com estrangeiros do que abriu novas. Mesmo assim, várias empresas estrangeiras prosperam na ilha -- caso da suíça Nestlé, da britânica Imperial Tobacco, da rede espanhola de hotéis Meliá e a canadense Sherritt International, que tem uma parceria com o governo cubano para explorar níquel.

"Ainda é um lugar para fazer negócios. Pergunte aos brasileiros. Eles acabam de colocar 800 milhões de dólares aqui", disse Kirby Jones, presidente da consultoria Alamar Associates, que auxilia empresas com interesses em Cuba.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) financiou uma nova zona especial de comércio no porto cubano de Mariel, com obras feitas pela construtora brasileira Odebrecht.

Apesar de problemas anteriores --executivos chegaram a ser presos e deportados devido a pequenas irregularidades, e outros dizem ter tido sua participação acionária adquirida arbitrariamente pelo governo--, analistas acreditam que as novas leis mostram a decisão do regime de atrair mais investimentos, num dos principais momentos de abertura desde a revolução que instituiu o comunismo na ilha, em 1959.

"Ainda é apenas especulação, mas acredito que seja uma mudança real", disse Thomas Herzfeld, cujo fundo Herzfeld Caribbean Basin agrupa ações e outros patrimônios que ele acredita que possam se beneficiar de um eventual fim do embargo dos EUA. "A nova lei provavelmente encorajará os investidores estrangeiros a olharem de outra forma para Cuba."

YAHOO NOTICIAS

 
PF prende 23 pessoas e apreende 3,7 toneladas de cocaína com destino a Cuba, Africa e Europa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 01 de Abril de 2014 00:40

A Polícia Federal (PF) cumpriu 46 mandados de prisão e 80 mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (31) para desarticular quadrilhas que fazem tráfico internacional de drogas utilizando o Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, a quadrilha usava contêineres para transportar cocaína pura do Porto de Santos para a Europa, África e Cuba. Ainda de acordo com a PF, a droga era colocada em mochilas e sacolas, que eram inseridas nos contêineres por funcionários particulares, sem o conhecimento dos donos das cargas ou dos navios.

Última actualización el Viernes, 04 de Abril de 2014 00:59
 
Após mais de meio século de fracaso socialista, parlamento cubano aprova implantar o capitalismo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 30 de Marzo de 2014 03:27

O Parlamento de Cuba aprovou neste sábado, em uma sessão extraordinária, um projeto para tornar mais atrativo o investimento estrangeiro no país. Mesmo assim, aliados do presidente Raúl Castro deram a entender que o governo manterá um papel de "fiscalizador" sobre as companhias internacionais, o que pode dificultar os investimentos na ilha, que sofre com 52 anos de embargo econômico pelos Estados Unidos.
Preside Raúl Castro Asamblea Nacional. Foto: Ismael Francisco/Cubadebate.
"Cuba precisa de US$ 2 bilhões a US$ 2,5 bilhões por ano em investimento estrangeiro direto para avançar com seu modelo socioeconômico socialista de maneira próspera e sustentável", disse Marino Murillo, um dos vice-presidentes do país. "Não usar esses recursos seria retardar o desenvolvimento nacional", acrescentou, durante um discurso transmitido pela TV estatal.

Última actualización el Miércoles, 02 de Abril de 2014 01:10
 
«InicioPrev781782783784785786787788789790PróximoFin»

Página 787 de 944