Bajo número de asistentes al acto convocado por el régimen por el Primero de Mayo

Según cifras del régimen cubano, alrededor de 200.000 personas asistieron al acto convocado ...

México: ¿Quién ganó el segundo debate presidencial 2024? Esto revelaron las encuestas

Con la cuenta regresiva para las elecciones del 2 de junio, este ...

Sentenciaron con hasta 15 años de cárcel a 13 cubanos que protestaron contra el régimen en 2022

El Tribunal Municipal de Camagüey sentenció con penas de hasta 15 años ...

Antony Blinken instó a las monarquías árabes del Golfo a crear una defensa integrada ante la amenaza

El jefe de la diplomacia de Estados Unidos, Antony Blinken, instó el ...

Falta de tudo em Cuba, ate dinheiro: país vive escassez de notas em meio à pior crise econômica em d

Alejandro Fonseca ficou várias horas na fila do lado de fora de ...

Notícias: Brasil
Totalitarismo: Veto de Cuba a Dayron Robles é definitivo, diz Juantorena PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 08 de Agosto de 2013 08:58

O ex-recordista mundial dos 110 metros com barreiras e campeão olímpico em Pequim 2008 Dayron Robles "não poderá mais competir por Cuba", afirmou nesta quarta-feira o ex-atleta e membro da federação de atletismo do país Alberto Juantorena.

"Como pode o atleta dizer que não vai competir por outra bandeira se abandona a sua e pede a saída da seleção nacional, filia-se a um clube de outro país e sugere que, no futuro, poderia competir por esse país se Cuba não acatar suas condições?", declarou Juantorena em entrevista publicada hoje no site "Jit", do Instituto Cubano de Esportes.

"Se quer competir por um clube ou por outro país, segundo o Regulamento da IAAF, que o faça. A decisão é sua e do clube ou país que o aceitar, mas por Cuba, repito, não poderá mais competir", afirmou.

Dayron Robles, especialista nos 110 metros com barreiras e que estabeleceu o recorde da prova em 12s87, pediu sua saída da seleção cubana de atletismo no final de janeiro porque, segundo disse, não queria continuar competindo.

Mas, em junho, o atleta de 26 anos reapareceu em um circuito internacional competindo pelo clube AS Monaco, e a Federação Cubana de Atletismo vetou sua participação definitivamente, argumentando que Robles não teve "disciplina e ética esportiva".

Robles declarou que não descarta participar dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e disse que, se não puder fazê-lo por Cuba, buscará participar por outro país como naturalizado.

Tomado de GOOGLE/EFE

 
Médicos cubanos fogem da Venezuela para os EUA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 06 de Agosto de 2013 10:52

Cerca de 500 médicos cubanos já aproveitaram o acordo de cooperação que prevê que eles trabalhem na Venezuela para fugir para os EUA. A informação foi divulgada por fontes do exílio cubano em Miami, que inclui os próprios médicos desertores. Eles relatam que para sair da Venezuela, precisam pagar de US$ 300 a US$ 2 mil a funcionários do aeroporto.

O último caso de deserção desse tipo ocorreu na quarta-feira, quando sete jovens doutores deixaram o aeroporto de Maiquetía, em Caracas, depois de ser retidos por várias horas e subornar agentes venezuelanos. "Os funcionários em Maiquetía submetem a uma forte pressão psicológica os médicos que querem sair do país até que finalmente eles aceitam pagar um suborno", explicou em Miami o médico cubano Keiler Moreno, de 27 anos, que fugiu de Caracas há cinco meses.

Moreno é colega dos sete recém-chegados e os ajudou a deixar a Venezuela. Na quarta-feira, ele esperou os amigos no aeroporto de Miami para auxiliá-los com os trâmites nos Serviços de Imigração e Alfândega. "Somos da mesma turma que se formou em medicina em 2007", afirmou. Associações católicas e ONGs também prestaram assistência ao grupo.

Segundo o exílio cubano, 2 mil profissionais da área de saúde já desertaram desde 2006. Os 500 médicos que chegaram da Venezuela, representam, portanto, um quarto do total. Só no último ano, foram 200 os que embarcaram de Caracas para os EUA. "Para sair é preciso conseguir o visto na embaixada dos EUA em Caracas. Os funcionários venezuelanos não dão permissão de saída para os cubanos, mas tudo se resolve com suborno", diz Moreno.

A Venezuela mantém com Cuba um programa de cooperação no qual Caracas exporta para a ilha petróleo subsidiado e esta lhe paga enviando milhares de médicos cubanos para trabalhar nas favelas venezuelanas. Esses médicos tocam o programa conhecido como "Barrio Adentro", um dos carros-chefes da política social do governo de Hugo Chávez.

Tomado de EFE - O Estadao de S.Paulo

 
ONU pede a Cuba que erradique causas da prostituição PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 31 de Julio de 2013 11:17

Cuba deveria assumir que no país existe a exploração sexual e a prostituição e que estas têm causas econômicas, por isso, deveria erradicar as causas que derivam na exploração feminina, segundo exigiu o Comitê pela Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU.


O Comitê tem por objetivo velar para que os Estados membros da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres -da qual Cuba faz parte- acabem com a discriminação política, econômica, social, cultural e civil contra as mulheres.

Última actualización el Domingo, 04 de Agosto de 2013 11:27
 
Familiares buscam investigação na Espanha sobre morte de dissidente cubano PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 07 de Agosto de 2013 08:59

A família do dissidente cubano Oswaldo Payá, que morreu em um acidente de carro na ilha no ano passado, se prepara para lançar uma ação legal na Espanha na tentativa de pedir uma investigação sobre sua morte, disse um dos familiares dele.

MADRI, 6 Ago (Reuters) - Carlos Payá, irmão de Oswaldo, um dos mais importantes líderes da pequena comunidade de oposição de Cuba, disse que a família está preparando um caso a ser levado a uma alta corte da Espanha.

Alguns familiares de Payá alegam que agentes do governo cubano jogaram o carro dele para fora da estrada, embora o espanhol Carromero Anjo, que estava dirigindo o veículo, tenha sido condenado por um tribunal cubano, no ano passado, por condução imprudente.

O caso já causou discórdia diplomática entre Cuba e Espanha, que trabalhou duro nos bastidores para obter a transferência de Carromero. A Espanha é um importante parceiro comercial para Cuba e o maior investidor europeu na ilha caribenha.

Oswaldo Payá tinha nacionalidade espanhola, o que significa que a alta corte da Espanha pode investigar sua morte, mesmo que tenha ocorrido no exterior.

"Queremos uma investigação com base em todas as informações que temos", disse Carlos Payá, que mora na Espanha, por telefone nesta terça-feira.

"Nós tomamos a decisão (de lançar uma ação legal na Espanha) há algumas semanas. Agora estamos no período de olhar para os aspectos técnicos", acrescentou, sem especificar quando um processo seria apresentado. Ele disse que a família tinha contratado advogados, mas se recusou a nomear a empresa.

Carromero, o espanhol condenado por condução imprudente, retornou à Espanha no final do ano passado para cumprir o resto de sua pena de quatro anos. Ele foi libertado da prisão, embora esteja marcado eletronicamente.

(Por Sarah White)

 
Explosivos são achados em navio norte-coreano com equipamento bélico cubano PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 06 de Agosto de 2013 09:06

 

As autoridades do Panamá encontraram nesta quinta-feira explosivos e munição na embarcação norte-coreana retida em julho antes de atravessar o Canal do Panamá em direção ao oceano Pacífico com uma carga não declarada de equipamento militar cubano, informaram fontes oficiais.

O promotor antidrogas, Javier Caraballo, declarou à Agência Efe em frente ao cargueiro norte-coreano, no porto de Manzanillo da cidade de Colón, que esta é a primeira vez que são encontrados explosivos e “munição viva” no registro da embarcação Chong Chon Gang, no qual o equipamento bélico cubano estava escondido por toneladas de açúcar.

Segundo Caraballo, trata-se de munição para lança-granadas RPG, assim como “um tipo de explosivo não determinado para artilharia pesada”, que foram achados no mesmo contêiner.

O promotor afirmou que o contêiner no qual estão as munições e os explosivos foi levado a uma zona isolada do porto de Manzanillo por questões de segurança, por isso eles não foram mostrados aos jornalistas. Uma equipe de especialistas foi ao local para revistar e investigar o material achado nesse contêiner, acrescentou.

Junto com o equipamento descoberto hoje, em outros contêineres escondidos pela carga de açúcar as autoridades panamenhas mostraram cinco veículos de cor azul, três dos quais descreveram como centros de comando para o lançamento de mísseis.

Após os agentes de segurança abrirem com cautela os veículos e estes serem verificados por cachorros treinados para detectar explosivos, o promotor os mostrou aos jornalistas e fotógrafos. Na terça-feira passada já tinha sido achado outro desses centros de comando para o lançamento de mísseis, assim como várias turbinas para aviões MIG de fabricação russa.

Os outros dois veículos, segundo Caraballo, continham um suporte de radares para lança-mísseis e geradores elétricos para abastecer estas unidades móveis.

Em outro contêiner, acrescentou, foram encontrados novos motores de turbina que, acredita-se, correspondem a aviões MIG 21. Segundo Cuba, todo este equipamento é de fabricação russa e dos anos 50, é “obsoleto” e era levado à Coreia do Norte para ser reparado e depois enviado de volta a Cuba.

Tomado de INFOLATAM/EFE

 
«InicioPrev831832833834835836837838839840PróximoFin»

Página 832 de 944