"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Pablo Milanés em Brasil: "Fidel y Raúl devem deixar Cuba em ordem, com todas suas liberdades garantidas" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 18 de Septiembre de 2010 21:54
"Fidel e Raul têm a responsabilidade, antes de morrer, de deixar o país em ordem com seus devidos sucessores. Com todas as liberdades garantidas. Com os problemas econômicos resolvidos. Para que a revolução não fique no ar, e um grupo de oportunistas que já estão no poder não se apoderem de Cuba, da revolução, ou a vendam - o que seria o pior."
Roberta Pennafort - O Estado de S. Paulo

Foi em 1983 que o cubano Pablo Milanés pisou no Brasil pela primeira vez. Os tempos por aqui eram promissores e o compositor, consagrado pelo crucial papel na modernização da música de sua ilha, foi abraçado por uma legião de admiradores formada por alguns artistas brasileiros da maior expressão: Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Simone, Nana Caymmi... De lá pra cá, Pablo fez meia dúzia de visitas musicais. Agora, está de volta para o festival Sonidos, de cunho integracional, no Jockey Club de São Paulo: em sua noite, na quarta-feira, fará dueto com Maria Rita.

Javier Salas/EFE
Javier Salas/EFE
Última actualización el Sábado, 18 de Septiembre de 2010 22:00
 
Imprensa cubana silencia sobre declaração do ditador PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:45

Apesar de a declaração de Fidel Castro de que "o modelo cubano já não funciona" ter repercutido fortemente em jornais, revistas, TVs e sites do mundo todo, nenhum meio de comunicação da ilha reproduziu as palavras do líder cubano. Normalmente, os meios estatais de comunicação dão grande destaque às frases, artigos e aparições de Fidel, o que contrastou com o silêncio absoluto registrado na ilha nos últimos dias.

A blogueira cubana Yoani Sánchez - que faz forte oposição ao regime da ilha - lembrou que, no passado, "muitos militantes do Partido Comunista foram expulsos e pagaram longas penas por frases menores ou similares à de Fidel". Irônica, Yoani disse que, com essa declaração, "Fidel passou para a oposição". / EFE

Última actualización el Viernes, 10 de Septiembre de 2010 23:51
 
A BLOGUERA CUBANA OPOSITORA YOANI SÁNCHEZ, FOI NOMEADA "HEROINA DA LIBERDADE DE IMPRENSA NO MUNDO" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Domingo, 05 de Septiembre de 2010 12:13

VIENA — A mais célebre blogueira de Cuba, Yoani Sanchez, foi nomeada nesta sexta-feira "heroína da liberdade de imprensa no mundo" pelo Instituto International da Imprensa (IPI), por ter desafiado as restrições impostas à imprensa em seu país e ter defendido a liberdade da palavra.

"O trabalho extremamente importante de Sanchez nos dá uma ideia do que é um mundo fechado", declarou em comunicado Alison Bethel McKenzie, diretora do IPI, com sede em Viena.

Ela "representa um futuro no qual o poder da internet poderá ser utilizado para promover a liberdade de expressão".

Yoani Sanchez tomou, em 2007, a iniciativa de abrir um blog, Generation Y, que conta no momento com mais de um milhão de leitores. No entanto, o acesso ao site foi proibido em Cuba, em 2008.

Para remediar a situação, Sanchez envia seus comentários através de correio a amigos no exterior que os colocam na internet.

Em 2008, a célebre revista americana Time a classificou entre as cem pessoas mais influentes do planeta. Em 2009, seu blog foi citado como um dos 25 melhores do ano.

O IPI escolheu este ano oito "Heróis da liberdade de imprensa no mundo" no Sri Lanka, em Gâmbia, Turquia ou África do Sul, elevando a 60 o número de pessoas já contempladas, para celebrar seu 60º aniversário.

O instituto organizará seu congresso anual em Viena e em Bratislava entre os dias 11 e 14 de setembro.

Última actualización el Miércoles, 08 de Septiembre de 2010 10:45
 
Candidato ao goberno de Rio, Fernando Gabeira, disse que o socialismo em Cuba "foi um fracasso" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:43

- Me sinto um ex-Gabeira constantemente. Tenho posição clara sobre Cuba com relação aos direitos humanos, sobre o socialismo, que acho que foi um fracasso. Tenho visão clara sobre luta armada. Acho que não foi pela democracia e sim visando instalar a ditadura do proletariado. E hoje a democracia para mim é uma visão estratégica e não uma tática. Não sou dos que chegam ao governo para dizer que a imprensa tem liberdade excessiva. Onde estavam todos quando 72 intelectuais cubanos foram presos? Eu estava na internet. Eu mudei mesmo, sou um ex-Gabeira. Se perguntarem se hoje faria luta armada, eu digo que não. Considero hoje deplorável. Jamais participaria de sequestro, acho forma de luta repugnante. Isso é uma coisa muito clara. Sou ex-mesmo e espero continuar sendo ex muitas vezes - disse.

Em sabatina no plenário do jornal O GLOBO, o candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV), afirmou nesta quinta-feira ter revisto suas posições ideológicas e políticas. Ao responder a pergunta de um eleitor no Facebook sobre como via suas ideias na atual conjuntura política, o verde admtiu ser um ex-Gabeira. "Me sinto ex-Gabeira constantemente porque constantemente tenho alterado minhas posições". O candidato comentou o fato de ter sido chamado de ex-Gabeira pelo candidato do PSOL, Jeferson Moura, em um debate.

Última actualización el Sábado, 18 de Septiembre de 2010 12:56
 
Cuba liberta e deporta para Espanha mais dois presos políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:23

Os jornalistas Víctor Arroyo Carmona e Claro Sánchez Altarriba, prisioneiros políticos em Cuba, foram libertados esta noite. Cumpriam penas de 26 e 15 anos, respectivamente. Um voo nocturno transportou-os de imediato para Espanha.

Os Governos cubano e espanhol e os responsáveis pela igreja católica na ilha acordaram, em Maio, a libertação gradual de 52 dos 75 condenados na «Primavera Negra» de 2003, por delitos contra a independência e integridade do Estado, conspiração com os Estados Unidos e tentativa de minar os princípios revolucionários.

Antes destes dois últimos, foram libertados 28 presos políticos, ao longo dos meses de Julho e Agosto. As condições da libertação impõem a viagem imediata para Espanha, com os seus familiares. Há seis detidos que não as aceitam.

08:42 - 07-09-2010
Última actualización el Martes, 07 de Septiembre de 2010 12:37
 
«InicioPrev911912913914915916917918919920PróximoFin»

Página 918 de 944