"No es posible que se violen los derechos humanos en Cuba y la UE siga haciendo concesiones"

Pedro Antonio Albert, el hijo del profesor encarcelado Pedro Albert Sánchez, instó ...

Mientras impulsan la reforma agraria en Brasil, crecen los conflictos por la tierra y los más afecta

El martes, el lobby del agronegocio en la Cámara de Diputados aprobó ...

Venezuela: el penúltimo via crucis, Por Beatrice E Rangel

Los inicios del Siglo XXI venezolano serán recogidos por la historia como ...

El director de la agencia atómica de la ONU advirtió que Irán está a “semanas, no meses” de poder ar

En recientes declaraciones a Deutsche Welle, Rafael Mariano Grossi, director de la ...

Censura no Brasil pode resultar no impeachment de Alexandre de Moraes?

No programa de hoje, Deltan Dallagnol e os advogados Fabiana Barroso e ...

Notícias: Brasil
Fidel Castro celebra 26 de julho longe do Raúl, na Praça da Revolução de Havana PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Martes, 27 de Julio de 2010 11:28

Fidel rinde homenaje a José Martí. Foto: Estudio Revolución

HAVANA — O líder Fidel Castro comemorou nesta segunda-feira o 26 de julho, data nacional cubana, depositando flores na estátua de José Martí, na Praça da Revolução de Havana, e com uma reunião com intelectuais e artistas, segundo a TV estatal.

(AFP) – Há 9 horas

Por volta do meio-dia, Fidel foi discretamente à Praça da Revolução, vestido com o tradicional verde-oliva, e em uma cerimônia com guarda de honra depositou uma coroa de flores no monumento a Martí, que considera o "autor intelectual" do ataque ao quartel Moncada, no dia 26 de julho de 1953, na primeira ação armada da revolução cubana.

Após a cerimônia, Fidel, que em agosto fará 84 anos, se encontrou com dezenas de intelectuais, líderes evangélicos, membros do grupo americano Pastores pela Paz e parentes do finado comandante Juan Almeida.

O líder comunista revelou aos intelectuais e artistas que publicará um livro sobre a campanha de guerrilhas em Sierra Maestra.

Fidel também disse que pedirá uma audiência à Assembleia cubana para falar sobre a crise no Oriente Médio e sobre os perigos de uma possível guerra em breve na região.

O site Cubadebate.cu publicou uma série de fotos do encontro entre Fidel e os intelectuais, pintores, escritores e músicos.

O principal ato do 26 de julho ocorreu em Santa Clara, 280 km a leste de Havana, e foi liderado pelo presidente Raul Castro.

Fidel cedeu o poder a seu irmão Raul em julho de 2006, em meio a uma grave doença intestinal, mas permanece, oficialmente, como primeiro-secretário do Partido Comunista.

Última actualización el Martes, 27 de Julio de 2010 11:32
 
EUA abrem as portas a presos políticos cubanos e suas famílias PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Jueves, 22 de Julio de 2010 00:45

HAVANA — Os Estados Unidos ofereceram, nesta terça-feira, aos presos políticos cubanos e suas famílias facilidades para emigrar, no âmbito do processo de libertação gradual de 52 dissidentes que, segundo o governo de Havana, poderia abarcar todos os opositores detidos.

Esposas e outros parentes de vários dos presos começaram a se apresentar, nesta terça-feira, em entrevistas individuais ou em pequenos grupos com funcionários do escritório de refugiados da Seção de Interesses de Washington em Havana (SINA), constatou a AFP.

"O governo dos Estados Unidos me abriu as portas. Nesta entrevista, a mensagem foi de que nos dão as facilidades e agilizam os trâmites", disse à AFP Clara, irmã do preso político Fabio Prieto, jornalista de 47 anos, condenado a 20 anos de prisão.

Ao lado dela, no portão da seção consular, Alejandrina García, esposa de Diosdado González (47), sentenciado a 20 anos, explicou que no ano 2000 a SINA negou a seu marido a possibilidade de emigrar como refugiado, mas agora lhe disseram "que o processo será viabilizado".

"Dão um pouco mais de agilidade. Tenho que esperar que meu esposo saia da prisão para consultá-lo. Tomara que não queira emigrar a nenhum país. Caso deseje, será para os Estados Unidos, não para a Espanha ou nenhum outro país", afirmou.

Os funcionários americanos avaliam "caso a caso" e explicam às famílias, "com ou sem entrevista marcada", o "processo de vistos de imigrante, a propósito do programa para refugiados", explicou à AFP uma porta-voz da SINA.

"É um convite bastante geral para as famílias dos presos ou outras pessoas para virem, falarem um pouco sobre as opções, os mecanismos, se eles querem pensar na possibilidade dos Estados Unidos", disse a funcionária, destacando que este processo não tem data para terminar.

Os contatos pessoais substituíram uma reunião prevista para as 13H00 locais (17H00 GMT) desta terça-feira na SINA, que contou com um representante da Igreja e da embaixada da Espanha como convidados, segundo anunciaram parentes dos réus na segunda-feira.

A libertação - em um prazo não superior a quatro meses - de 52 dissidentes remanescentes de um grupo de 75 condenados em 2003, é fruto de um histórico diálogo entre o presidente Raúl Castro e o cardeal Jaime Ortega, instalado em 19 de maio, e acompanhado pela Espanha.

Em entrevista à AFP em Genebra, o presidente do Parlamento de Cuba, Ricardo Alarcón, afirmou esta terça-feira que o governo poderia libertar não só os 52, como todos os opositores com a condição de "que não pesem sobre eles responsabilidades da vida de outras pessoas".

Segundo a ilegal, mas tolerada Comissão Cubana de Direitos Humanos, com a saída da prisão dos 52, a maior libertação em mais de uma década na ilha comunista, restariam 115 presos políticos, a quem Havana considera "mercenários" dos Estados Unidos.

Alarcón acrescentou que aqueles que desejarem permanecer na ilha poderão fazê-lo. O cardeal Ortega, que pessoalmente consulta os réus por telefone, sustenta que deixar Cuba não é uma exigência do governo, enquanto que a oposição rejeita o que qualifica de "desterro".

Do grupo, 20 aceitaram emigrar para a Espanha - 11 na semana passada e outros nove devem fazê-lo nestes dias -, mas de 15 a 20 se negam a deixar o país ou querem ir aos Estados Unidos, onde têm parentes e amigos na comunidade de 1,5 milhão de cubano-americanos que vive em território americano.

"Minha mãe foi em junho para os Estados Unidos, tem 75 anos e leucemia. Minha filha está lá, enfrentando a vida sozinha. Assim, é certo que meu irmão queira que vamos assim que o tirarem da prisão", resumiu Clara Prieto.

Washington expressou satisfação pelas libertações, mas em sua opinião os que quiserem ficar na ilha devem poder fazê-lo.

O cardeal Ortega esteve uma semana nos Estados Unidos em junho, antes que a Igreja anunciasse as libertações, e segundo versões da imprensa, reuniu-se com o vice-secretário adjunto para a América Latina, Arturo Valenzuela.

Última actualización el Jueves, 22 de Julio de 2010 00:48
 
Presos políticos cubanos liberados criticam Lula da Silva PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 16 de Julio de 2010 10:30

– Lula não advogou para salvar a vida de Zapata. Aliou-se ao crime e não à Justiça. Zapata podia ter sobrevivido se Lula tivesse intercedido por ele. Diz que está feliz com nossa liberação, mas estaríamos felizes se tivesse advogado por Zapata – criticou Omar Ruíz Rodríguez.

Lula também foi acusado de manter um discurso eleitoreiro e de ser parcial por causa de sua amizade com o ex-líder cubano Fidel Castro.

Última actualización el Martes, 20 de Julio de 2010 01:11
 
Preso político cubano em Madri fala de "um exílio forçado" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Viernes, 23 de Julio de 2010 11:43

O dissidente cubano Arturo Pérez de Alejo, que passou sete anos e quatro meses na prisão e agora começa uma vida "incerta" em Madri, disse que sua estadia na Espanha é um "exílio forçado".

Acompanhado da mulher, filha e quatro familiares, Alejo chegou a Madri, como fizeram na semana passada 11 de seus companheiros de prisão e como farão outros sete que serão libertados nos próximos dias.

Última actualización el Lunes, 26 de Julio de 2010 11:16
 
Ditadura cubana acena para libertação de todos presos políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Indicado en la materia   
Miércoles, 21 de Julio de 2010 10:48

A ditadura em Cuba está disposta a libertar mais presos políticos do que os 52 anunciados há uma semana. A informação foi dada ontem, em Genebra, por Ricardo Alarcón, presidente da Assembleia Nacional de Cuba, um dos principais nomes da diplomacia cubana, após reuniões com funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, Alarcón impôs duas condições: os presos não podem ter cometido "crimes de sangue" e a Igreja Católica é quem tem de solicitar suas libertações.

Há dois dias, ele já havia prometido que todos os 52 presos políticos seriam soltos. Mas, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele fez questão de dizer que as pessoas recentemente libertadas não eram "dissidentes", mas "criminosos". Ontem, ele disse que "a vontade do governo cubano é tirar todos da prisão", exceto aqueles que cometeram crimes comuns. "A condição para a libertação é a de que não pesem sobre eles a responsabilidade pela vida de outras pessoas."

A promessa foi feita na sede da ONU, em Genebra, um dia depois que o secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon, pedisse que Havana tomasse "novas medidas de reconciliação" e afirmasse que a liberação dos 52 presos "não havia sido suficiente". Os 52 presos fazem parte de um grupo de 75 pessoas detidas em 2003 durante uma onda de repressão chamada de Primavera Negra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Última actualización el Miércoles, 21 de Julio de 2010 10:53
 
«InicioPrev921922923924925926927928929930PróximoFin»

Página 921 de 944